Campus Primavera do Leste leva dedicação e muitas histórias para o 8º JIFMT

Publicado por: Campus Cuiabá - Bela Vista / 22 de Agosto de 2023 às 10:22

Com uma delegação de 57 estudantes e sete servidores, o Campus Primavera do Leste teve uma pequena redução na quantidade de atletas em relação aos Jogos do Instituto Federal de Mato Grosso (JIFMT) realizados no ano passado, em Cuiabá. Mas de forma alguma isso representa um demérito na competição. Além de atletas imponentes e uma promessa no Judô, a delegação atua com muita garra na 8ª Edição dos Jogos, que acontecem este ano em Pontes e Lacerda. Mais que isso, traz em sua bagagem muita história para contar.

Para o diretor-geral do Campus, Frederico Ferreira Martins, a participação neste ano tem sido positiva para os estudantes. “É um momento único para os estudantes. Viajamos 700 quilômetros para participar das competições e alguns deles nunca tiveram esta experiência. Por isso estamos nos dedicando muito e disputando cada partida com muito empenho”, afirmou.

De acordo com Frederico, grande parte dos estudantes da delegação são “novatos”, do primeiro e segundo ano. Eles competem nas modalidades de Futsal Masculino e Feminino, Vôlei Masculino e Feminino, Basquete Masculino, Xadrez, Judô e Atletismo.

DE ALUNA A PROFESSORA

Os alunos do Campus Primavera do Leste podem até viver suas primeiras experiências no JIFMT, mas contam com uma veterana quando o assunto é JIFMT. A professora de Educação Física e treinadora Raíssa Dolce conhece muito bem cada desafio. Como ex-aluna do Instituto Federal de Mato Grosso, já foi atleta pelo Campus nas edições de Tangará da Serra e Sorriso.

Raissa agora participa dos jogos por outro ponto de vista: a de professora e treinadora. “Iniciei o trabalho com os estudantes há dois meses. Apesar do curto prazo, nos esforçamos para aliar a formação das equipes e treinamentos com os deveres letivos”.

Para Raissa, estar do outro lado das quadras traz novos desafios. “São lados extremamente opostos. Ocupar a posição do professor neste processo me dá outra perspectiva. Como atleta, nossa preocupação está focada no jogo e na vivência pessoal. Vivendo a realidade de ser professora, a preocupação se volta para um todo que vai além apenas dos jogos. Sim, no jogo é mais fácil”, afirmou.

O privilégio de viver as realidades de atleta e professora em um JIFMT permite reflexões. “A professora Raíssa diria para a estudante Raíssa começar os treinos mais cedo. Se dedicar um pouco mais. Passamos estes momentos da juventude deixando passar algumas oportunidades. Meu primeiro JIFMT foi na vontade de querer ganhar, mas sei que teria um rendimento muito melhor se iniciasse o meu treinamento antes. Mas destas oportunidades, minha melhor decisão foi ter estudado no IFMT, que me proporcionou momentos únicos como este”.

PRIMEIRA MEDALHA, INTERCAMBISTA E PROMESSA NO JUDÔ

O Campus Primavera do Leste foi, oficialmente, o primeiro medalhista do 8º JIFMT. O estudante Matheos Vinicios Almeida da Silva, ganhou o primeiro lugar na modalidade Tênis de Mesa Individual Masculino. As competições se encerraram à tarde, e a oficialização ocorreu antes da finalização dos resultados da natação, que tiveram as partidas realizadas no período matutino desta segunda-feira (21).

O Campus conta também com uma estudante intercambista. Rebecca Tarabelli é italiana e traz um reforço importante na equipe de vôlei, uma vez que já praticava o esporte em sua terra natal.

A grande expectativa do Campus está na estudante Yasmin Gabrielle Silva Ferreira. Ela é atleta de judô e, com apenas 15 anos, garantiu a terceira colocação no brasileiro Sub 21.

Texto: Thiago Almeida - BLV