início do conteúdo

"Cidade e Ambiente: espaço urbano e a emergência climática": evento em outubro marca a terceira participação do IFMT-VGD no Circuito Urbano, do ONU-Habitat

Publicado por: Campus Várzea Grande / 28 de Setembro de 2021 às 14:23

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - IFMT Campus Várzea Grande participa, através da Especialização Desenvolvimento Urbano junto à ONU-Habitat (Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos), da terceira edição do Circuito Urbano com o Seminário "Cidade e Ambiente: espaço urbano e a emergência climática". A palestra participante do Circuito será realizada no dia 21 de outubro de 2021, às 19h00 (horário de MT), pelos professores João Vitor Gobis Verges, Diana Carolina Jesus de Paula e Arthur Guilherme Schirmbeck Chaves, com mediação de Ronaldo Eustáquio Feitoza Senra.

Especialistas na gestão do espaço urbano vão analisar essa situação e propor caminhos para enfrentar a emergência climática da metrópole mato-grossense (Cuiabá e região metropolitana). As apresentações compõem mais um evento da Especialização em Desenvolvimento Urbano do IFMT Várzea Grande: o "Seminário Cidade e Ambiente: Espaço Urbano e a Emergência Climática". Em sua terceira edição, o Seminário Cidade e Ambiente deste ano de 2021 continua os debates iniciados pela Especialização em 2019 e em 2020, ambos também integrando o Circuito Urbano do ONU-Habitat (Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos).

A transmissão do “Cidade e Ambiente: espaço urbano e a emergência climática será pelo Canal do Youtube (https://www.youtube.com/channel/UCuntso3y0Vcwvr2kWCeiR1g) e para quem deseja certificado de participação neste evento, basta se inscrever previamente no site: https://www.even3.com.br/cidadeeambiente2021/.

SOBRE O EVENTO

Cuiabá, capital do estado do Mato Grosso, é conhecida nacionalmente pelo seu rigor climático e, com a modificação da paisagem devido ao processo de urbanização no decorrer dos anos, observa-se a alteração do comportamento microclimático local. Nesse sentido, fica evidente a crise climática, que noticiada diariamente nos telejornais, aponta a elevação das temperaturas, além da poluição atmosférica decorrente das queimadas durante as estações de outono e inverno, que pioram o cenário nesse período com a elevação das emissões de carbono, prejudicando a saúde e o bem-estar de seus moradores.

O geógrafo especializado em Ciências Ambientais, Prof. Dr. João Vitor Gobis Verges, mostrará como a aplicação do conceito de cidade inteligente pode reduzir, principalmente, as emissões de gases do efeito estufa, responsáveis pelo aquecimento global. Com base em experiências nacionais e internacionais, ele enfatizará a otimização de processos que demandam ampla utilização de energias, como a gestão de transportes e de resíduos.

A arquiteta e urbanista, doutora em Física Ambiental, Profa. Dra. Diana Carolina Jesus de Paula, apresentará a utilização de cenários futuros de ilhas de calor e morfologia urbana como instrumento para o planejamento urbano, como estratégias de mitigação e adaptação na busca da resiliência das cidades. Emmanuel (2016) no livro “Urban Climate Challenges in the Tropics: Rethinking Planning and Design Opportunities”, aponta que em cidades de clima tropical a demanda por resfriamento, em um mundo em aquecimento só tornará a situação urbana pior com o aumento do consumo de energia elevando as emissões de CO2.

Para mitigar os impactos das mudanças climáticas, o cultivo e manejo de árvores deve ser estudado e fomentado, tendo em vista a participação da sociedade como agente transformador do espaço urbano, ressaltará o engenheiro florestal Prof. Me. Arthur Guilherme Schirmbeck Chaves em sua apresentação sobre silvicultura urbana. 

A mediação do evento e condução do debate será feita pelo Prof. Dr. Ronaldo Eustáquio Feitoza Senra, líder do Grupo de Estudos em Educação Ambiental e Educação Campesina - GEAC/PPGen/IFMT. 

É nesse contexto que as abordagens dos docentes João Vitor Verges, Diana de Paula e Arthur Chaves no "Cidade e Ambiente: Cidade e a emergência climática" propõem caminhos para reforçar a resiliência e capacidade de adaptação a riscos relacionados ao clima, em um processo que, como enfatizarão, exige políticas, estratégias e planejamentos em diversas escalas.

Como destacou a Coordenadora do Curso e uma das organizadoras do evento, Lívia Fioravanti, "a nossa participação na chamada do Circuito Urbano, promovido pelo Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos, permite que levemos para mais pessoas discussões que já realizamos em nossa Pós-Graduação a respeito de temas extremamente relevantes sobre a vida nas cidades". "As discussões realizadas pelos eventos aprovados na chamada do Circuito Urbano são sempre bastante ricas e convido a todas e todos a prestigiarem os eventos desde ano", explicou Lívia.

PROGRAMAÇÃO

DIA 21 de outubro de 2021 (Horário de Brasília)

20:00h - 20:20h: Abertura do evento

20:20h - 20:50h: Palestra I: Cidades Inteligentes e emergência climática 
Prof. Dr. João Vitor Gobis Verges - Geógrafo com Doutorado em Ciências do Ambiente pela Universidade de Lisboa (ICS/FC) e em Geografia pela FCT/UNESP - Presidente Prudente - SP. E-mail: joao.verges@caxias.ifrs.edu.br/Lattes:  https://lattes.cnpq.br/4760598240322592.

20:50h - 21:20h: Palestra II: Simulação de Cenários Futuros de Ilhas de Calor e Morfologia Urbana em Cidade de Clima Tropical Continental
Profa. Dra. Diana Carolina Jesus de Paula - Arquiteta e Urbanista com Doutorado em Física Ambiental pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT - PPGFA) na linha de pesquisa Análise e Modelagem Microclimática de Sistema Urbanos. E-mail: arqdiana.paula@gmail.com/Lattes: https://lattes.cnpq.br/1250796395513644.

 21:20 - 21:50h: Palestra III: Silvicultura urbana e seu papel na mitigação das mudanças climáticas 
Prof. Me. Arthur Guilherme Schirmbeck Chaves - Engenheiro florestal com Mestrado em Ciências Florestais e Ambientais pela Universidade Federal de Mato Grosso com enfoque em Silvicultura e Manejo Florestal. E-mail: arthur.chaves@ifmt.edu.br/Lattes: https://lattes.cnpq.br/7633035182597902.

21:50 - 22:15: Diálogos e encerramento
Mediação: Prof. Dr. Ronaldo Eustáquio Feitoza Senra - Pedagogo com Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso. Líder do Grupo de Estudos em Educação Ambiental e Educação Campesina - GEAC/PPGen/IFMT. E-mail: ronaldo.senra@vgd.ifmt.edu.br/Lattes: https://lattes.cnpq.br/9139475718201089.

Saiba mais sobre o Circuito Urbano

O Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) é a agência da ONU responsável por promover o desenvolvimento urbano sustentável e a moradia adequada para todos e todas. O mês de outubro foi designado como Outubro Urbano, por iniciar-se com o Dia Mundial do Habitat (na primeira segunda-feira do mês de outubro) e encerrar-se com o Dia Mundial das Cidades (31 de outubro), e tem por objetivo refletir sobre uma diversidade de questões urbanas e compartilhar conhecimentos e experiências para promover um futuro urbano melhor.

Para dar visibilidade aos temas do Outubro Urbano, o escritório do ONU-Habitat no Brasil criou, em 2018, a iniciativa do Circuito Urbano – uma convocatória para apoiar institucionalmente eventos, organizados por diversos atores, que ocorram durante o mês de outubro.

Em sua 3ª edição, o Circuito Urbano 2021, inspirado nos temas do Outubro Urbano 2019, terá como tema geral “Cidades na Linha de Frente da Ação Climática”. O IFMT Várzea Grande participou da chamada pública e foi selecionado pela terceira vez Então, dias 21 de outubro, realizará o evento “Cidade e Ambiente: espaço urbano e a emergência climática”.

Veja as participações anteriores do IFMT-VGD:

Circuito Urbano 2019 - Cidade e Ambiente: Debatendo Caminhos

FOTOS - Cidade e Ambiente: debatendo caminhos - Circuito Urbano 2019

Especialização em Desenvolvimento Urbano do IFMT Várzea Grande promove evento com apoio do Programa ONU - Habitat

IFMT Várzea Grande e PPGDurb participam de evento da ONU-Habitat pelo segundo ano consecutivo

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso

Avenida Sen. Filinto Müller, 953 - Bairro: Quilombo - CEP: 78043-409

Telefone: (65) 3616-4100

Cuiabá/MT