Abertas as apresentações da quarta edição da MArte em Confresa

Publicado por: Reitoria / 27 de Julho de 2022 às 16:22

Após a cerimônia de abertura, começam hoje, 27, as apresentações da 4º Edição da Mostra de Arte do IFMT, que reúne trabalhos de alunos de 18 campi, nas cinco áreas da arte educação: música, dança, teatro, artes visuais e áudio visual.

O evento mobilizou 1.020 estudantes e mais de 200 profissionais, entre servidores e prestadores de serviços, de todas as regiões do estado e da cidade de Confresa, na organização das exposições dos trabalhos e na infraestrutura, inédita para a cidade.

Os campi do IFMT contam, hoje, com 24 professores de artes distribuídos nas cinco áreas. Para o professor de música e coordenador local da mostra, Sebastião Nolasco, a MArte é a consagração da arte educação na instituição.

"Estamos mostrando, desde a 1ª edição, a importância e a grandeza que a arte tem dentro do Instituto Federal e o apoio recebido pelos arte-educadores", afirmou Fábio, enquanto acompanhava a arrumação final do espaço destinado às apresentações de teatro.

Já a professora do Campus Barra do Garças, Ynae Morais, considera a mostra fundamental tanto para os estudantes quanto a comunidade.

"A arte-educação tem três pilares e um deles é o contato com a arte. E nesse aspecto a MArte é uma oportunidade de o estudante mostrar seu trabalho e a população ter contato com as obras, especialmente em uma cidade onde essa possibilidade de acesso à arte quase não existe", destacou Ynae.

Para o estudante de graduação em Turismo, Pedro Mutzenberg, do campus Cuiabá – Cel. Octayde Jorge da Silva, que levou uma linguagem muito diferente, que é o lambe lambe, expor na MArte é poder compartilhar os aprendizados recebidos.

“As experiências que a gente tem aqui com os outros campi, com pessoas do estado inteiro, fazer um networking, conhecer pessoas novas, apresentar nosso trabalho e mostrar que isso é uma possibilidade para outros estudantes também, que muitas vezes nem conhecem isso, é muito importante para mim”, observou.

Pedro considera uma experiência motivadora apresentar uma forma de arte aos moradores de uma cidade que, de alguma forma, não tem acesso a ela.

“Estou trazendo um formato diferente, muito comum na capital, que são as colagens em postes. Então intervenções irão mostrar como é possível a arte ser mais acessível e o pessoal conseguir se expressar de uma maneira mais acessível de fato, na rua. Estou trazendo essa novidade para cá”.

Confira a programação completa: https://eventos.ifmt.edu.br/eventos/43/IVMARTE2022/