Confira como foi a VI Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFMT Várzea Grande

Publicado por: Campus Várzea Grande / 3 de Dezembro de 2021 às 20:54

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - IFMT Várzea Grande realizou, entre os dias 24 e 26 de novembro, a VI Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão (JENPEX 2021) do campus, que trouxe como tema central "A ciência e tecnologia em pauta: perspectivas e abordagens". Com palestra de abertura realizada pelo Professora da Unemat, Dr. Kilwangyya Kapitango-a-Samba, sobre "O Papel das Instituições de Ensino na Valorização da Pesquisa e do Conhecimento Científico", o evento contou ainda com várias atividades, online e presenciais.

Segundo o Coordenador de Pesquisa e organizador do evento, Douglas Gonçalves de Lima, o evento foi organizado de maneira que toda comunidade acadêmica participapsse, buscando a valorização do desenvolvimento da ciência: "A JENPEX mais um ano cumpre o seu papel de fortalecer e incentivar a prática do ensino, da pesquisa e da extensão, uma vez que cultivar a ciência e a tecnologia é um dos propósitos dos Institutos Federais". "As atividades remotas tiveram maior destaque neste ano de 2021, o que indica mais qualidade e maior participação da comunidade", explicou Douglas.

A JENPEX foi apresentada por meio de 05 (cinco) sessões orais, totalizando vinte e dois trabalhos transmitidos remotamente, além de 05 (cinco) oficinas, 08 (oito) minicursos e 02 (duas) palestras. "O que chama a atenção para esta JENPEX são os anais dos trabalhos, já publicados antes da finalização do evento, inclusive no formato de livreto (DISPONÍVEL AQUI), graças ao intenso trabalho da professora doutoranda Janaina, presidente do comitê científico", pontuou. "Em resumo, a JENPEX do campus de Várzea Grande é motivo de orgulho para toda comunidade acadêmica", finalizou Douglas Lima.

Além disso, todas as sessões e palestras foram iniciadas com apresentações musicais, gravadas pelo Coral IFMT-VGD, pelo Projeto Pauta Viva e por outros servidores e estudantes. Todas elas podem ser conferidas no nosso canal do YouTube, NESTE LINK.

"No ano de 2021 a Jenpex IFMT VGD inovou, passamos a receber, além dos trabalhos em formato de resumos expandidos, resumos simples e artigos completos", afirmou a presidente do comitê científico, Janaina Matoso Santos. "Essa foi a forma encontrada de englobar nossa variada comunidade acadêmica, formada de alunos do ensino médio, graduação e especialização e foi um sucesso!". Segundo Janaina, foi observada maior participação dos estudantes de Gestão Pública nas submissões e "acreditamos que isso tenha acontecido pela inclusão do formato 'artigo completo', que possibilitou que os estudantes submetessem seus Trabalhos de Conclusão de Curso - TCCs na JENPEX".

Para João Bosco Lima Beraldo, diretor do campus, "especialmente depois de todos esses meses de pandemia, temos a sensação de que essa JENPEX teve um sabor especial, seja pela sua temática, seja pelo excelente nível dos trabalhos, minicursos e oficinas submetidos, ou seja pelas atividades presenciais realizadas", e tão esperadas pelos discentes. "Por isso, gostaria de agradecer à comissão organizadora, especialmente ao prof. Douglas; à comissão científica, especialmente a prof.ª Janaína; e a todos alunos, técnicos, docentes, estagiários e prestadores de serviço, que submeteram trabalhos, mediaram sessões e contribuíram para a realização desse evento. Muito obrigado e viva a JENPEX do campus VGD!", finalizou o diretor.

Veja a publicação dos Anais do evento: https://eventos.ifmt.edu.br/publicacoes/15/JENPEXIFMTVGD/

Veja as apresentações dos trabalhos:
Sessão 1 - Ensino de Química
Sessão 2 - Ambiência e Desenvolvimento