Coral de adolescentes do IFMT encanta público em Rondonópolis

Publicado por: Campus Rondonópolis / 8 de Dezembro de 2023 às 14:30

No mundo da música, adolescentes do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) Campus Rondonópolis encontraram espaço para soltar a voz em um grupo coral. O projeto IF Voice, além de trabalhar a musicalidade com os estudantes, também oferece momentos de interação e troca de experiências. E o resultado dos ensaios já começaram a ser apresentados em espaços públicos e concursos musicais.

Quem dá o tom para o Coral ter ensaios semanais, é o estudante do 3º ano de Química, integrado ao Ensino Médio, Luiz Flávio Cavalcante. O jovem maestro de 18 anos, já tem uma vasta experiência musical e é o responsável pelos ensaios do colegas, sob a coordenação do professor de música, Adergildo Cardoso.

O Coral é composto por mais de 30 alunos e realiza ensaios todas as terças-feiras. E através das suas vozes individuais eles se transformam em uma sinfonia poderosa que transcende a mera execução musical. E desde setembro vem se apresentando ao público em Rondonópolis, além de participações especiais em eventos em Cuiabá e Campo Verde.

Para Luiz Flávio, trabalhar com os colegas que estão fazendo a troca de voz é complicado, pois muitos têm medo de errar, mas é esse desafio que o impulsiona no projeto. “É muito difícil encontrar um coral de adolescentes, mas a gente trabalha muito a questão de que cantar é errar, cantar é viver e cantar é amor. Se você tem amor pelo que faz, sempre valerá a pena”, disse.

Para este final de ano o Coral já tem alguns convites para apresentações, entre eles, no dia 15 de dezembro na Escola Estadual La Salle.

“A expectativa foi construir algo no final do ano e mostrar o trabalho para os pais e para comunidade, e como é importante criar vínculo com a música. E estamos abertos para convites, será uma honra mostrar o trabalho desenvolvido”, disse o professor e mestre Adergildo Cardoso.

Para quem tiver interesse em ter o Coral IF Voice nos eventos de final de ano que já estão acontecendo, entre em contato através do telefone (66) 9 9604-8274 - Luiz Flávio.