início do conteúdo

Criação do Polo de Agricultura Irrigada Araguaia-Xingu é anunciada pelo Centro de Referência de Canarana

Publicado por: Campus Confresa / 27 de Outubro de 2022 às 18:59

A Portaria Nº 3.014, de 11 de outubro de 2022, do Ministério de Desenvolvimento Regional, reconheceu o Polo de Agricultura Irrigada Araguaia-Xingu como integrante da iniciativa Polos de Agriucltura Irrigada, estando inserido nas ações para a implementação da Política Nacional de Irrigação. O anúncio foi feito no dia 14 deste mês pelo coordenador do Centro de Referência de Canarana, Carlos Câmara. 

O Diretor Geral do Campus Confresa, Giliard B. de Freitas, participou, em setembro, do encontro que reuniu prefeitos da região, associação dos produtores de feijão, pulses, grãos especiais e irrigantes de Mato Grosso (APROFIR) e outras  autoridades regionais como membros da Secretaria de Estado de Meio Ambiente - SEMA e de sindicatos, que objetivou a implantação do Polo de Agricultura Irrigada. O encontro aconteceu em Canarana, "a ideia era formalizar um documento solicitando o reconhecimento do polo de irrigação, de uma unidade ali em Canarana" salientou Giliard. 

Giliard explica que o objetivo é buscar investimento pra região, e o IFMT foi escolhido como coordenador do Polo, que não é uma instituição com CNPJ, porque Carlos Câmara deu os primeiros passos em busca de sua instituição. Através do polo é possível buscar recursos por meio da apresentação de projetos. 

Giliard explicou que durante o encontro foram elencados mecanismos considerados prioritárias para um polo de agricultura irrigada, "foi definido que a BR-158, a pavimentação do trecho que falta, é uma obra prioritária aqui pra região. Então todos os envolvidos vão buscar recursos pra tentar solucionar esse problema. Outro exemplo, é a substação de energia, para que haja a implantação de irrigação nas fazendas, essa energia rural não é suficiente, precisa ser trifásica, então a construção de subestações de energia em vários pontos da região também é uma prioridade porque daí fica mais fácil e barato puxar a linha até a fazenda".

Conforme o site do ministério do desenvolvimento regional, em todo o Brasil existem oito polos de agricultura irrigada e esse que foi instituído agora,  com o nome Araguaia Xingu é o nono. Giliard também disse que a SEMA faz um estudo e estabelece um número de licenças que vai conceber para irrigação naquela região. Depois, cada propriedade solicita a licença. "As licenças são controladas de acordo com a capacidade da bacia hidrográfica da região. Também são estabelecidos períodos em que é permitido fazer irrigação. O horário é das onze da noite até às seis da manhã. E aí final de semana. Porque o uso indiscriminado poderia causar prejuízos ambientais", comenta. 

 

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso

Avenida Sen. Filinto Müller, 953 - Bairro: Quilombo - CEP: 78043-409

Telefone: (65) 3616-4100

Cuiabá/MT