Docente do IFMT de Campo Novo do Parecis desenvolverá projeto de pós-doutorado no exterior

Publicado por: Campus Campo Novo do Parecis / 31 de Agosto de 2017 às 09:46

A professora Dra. do Instituto Federal de Mato Grosso – IFMT campus Campo Novo do Parecis, Simoni Anese, foi aprovada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, para desenvolver sua pesquisa de Pós-Doutorado na Espanha.

Segundo a professora, o estágio de Pós-Doutorado será financiado pela CAPES. “O programa visa oferecer bolsa para a realização de estudos avançados fora do Brasil posteriores à obtenção do título de Doutor e destina-se a pesquisadores ou docentes com menos de oito anos de formação doutoral”, explicou.

O estágio será realizado na Universidade de Cádiz – UCA, localizada na província de Cádiz, comunidade da Andaluzia, no Sul da Espanha e terá supervisão do professor Dr. Francisco Antonio Macías Dominguez, referência mundial na área de ecologia química e alelopatia de plantas.

Simoni desenvolverá uma pesquisa para investigar a hipótese de que espécies de plantas pertencentes à família Asteraceae, nativas do cerrado, sintetizam metabólitos secundários com efeito alelopático e constituem novas fontes de estruturas químicas, úteis para a produção de agroquímicos naturais. “As plantas da família Asteraceae são conhecidas por serem ricas em metabólitos secundários, que servem como compostos de armazenamento ou como defensores químicos”, explicou complementando que, com a conclusão do estudo espera-se a obtenção de resultados promissores para ampliar o conhecimento do potencial bioativo dessa família.

A Doutora revela que compostos químicos isolados de plantas podem atuar como herbicidas, fungicidas, inseticidas e reguladores naturais de crescimento de plantas. “Com os resultados poderemos selecionar espécies cujos metabólitos secundários tenham potencial de atuar como defensivos agrícolas naturais e possam apresentar grande valor na agricultura sustentável, além de contribuir para um maior conhecimento sobre a ecologia química e interações entre espécies do cerrado, potencializando a valorização de sua biodiversidade”, informou Simoni.

Para finalizar, Simoni reconhece que a realização do estágio fora do país possibilitará o contato e estabelecimento de parcerias com a Universidade de Cádiz, instituição pública na Espanha e considerada de excelência internacional, promovendo futuras ações de intercâmbio de estudantes e servidores do IFMT, a fim de complementar e expandir as possibilidades de formação ofertadas pelos programas de graduação e pós-graduação no IFMT.

Carla Londero – Ascom IFMT Campus Campo Novo do Parecis