Eficiência Energética: novos aparelhos de ar-condicionado, lâmpadas e refletores são instalados

Publicado por: Campus São Vicente / 18 de Dezembro de 2023 às 15:58

Tiveram início, na última sexta-feira (15/12), as instalações no IFMT São Vicente de 59 aparelhos de ar-condicionado, aproximadamente 400 lâmpadas, refletores, além de uma planta de geração de energia solar.

Este investimento, que supera R$ 1 milhão, é proveniente da Energisa Mato Grosso, conquistado através de um projeto submetido pelo campus e aprovado pelo Programa de Eficiência Energética (PEE).

Neste montante, além dos equipamentos estão inclusos a mão de obra terceirizada para instalações, descarte ecológico de equipamentos velhos, e ainda uma etapa de treinamento (a ser realizada posteriormente), que visa conscientizar as pessoas envolvidas e abrangidas pelas ações do projeto, para o consumo consciente, racional e seguro da energia elétrica.

Com a troca destes equipamentos, a economia prevista para o campus é na ordem 405 MWh/ano, o que equivale R$ 250 mil só de tarifa (sem impostos). Esta energia economizada em 12 meses é proporcional ao consumo de 202 casas populares neste período.

De acordo com Fábio Henrique Silva, Diretor de Gabinete, Planejamento e Desenvolvimento Institucional, o gasto mensal da escola com energia elétrica é de aproximadamente R$ 100 mil. “A aprovação deste projeto junto com a Energisa e a instalação destes novos equipamentos vem trazer uma grande economia, cujo recurso será reaplicado em infraestrutura para os alunos e servidores da nossa instituição”.