Eficiência Energética: São Vicente receberá mais de R$ 1 milhão em investimentos

Publicado por: Campus São Vicente / 30 de Maio de 2023 às 13:15

Através de um projeto submetido e aprovado pelo Programa de Eficiência Energética (PEE), o IFMT São Vicente garantiu um investimento superior a R$ 1 milhão por parte da Energisa Mato Grosso.

Neste montante, além de diversos equipamentos estão inclusos a compra de materiais, mão de obra terceirizada para instalações, descarte ecológico de equipamentos velhos, e ainda uma etapa de treinamento, que visa conscientizar as pessoas envolvidas e abrangidas pelas ações do projeto, para o consumo consciente, racional e seguro da energia elétrica.

Uma reunião para alinhamento e informações sobre o andamento das ações foi realizada no dia 25 de maio na sede do campus, com a participação alguns servidores da instituição e representantes da Energisa e da Avante Energia e Serviços, empresa responsável pelo desenvolvimento do projeto.

Alex Fabiano Souza Silva, analista de Eficiência Energética da Energisa Mato Grosso, destacou o andamento do projeto. “Já passamos pela fase de habilitação de proposta, contratação da empresa prestadora de serviço para executar as melhorias, e realizamos um termo de acordo com o IFMT. Agora estamos partindo para implantar os novos sistemas de iluminação, os novos equipamentos de ar condicionado, além de uma planta de geração solar, que será instalada no telhado”.

A previsão é de que tudo seja instalado a partir de agosto.

Para Fábio Silva, assessor da Direção-geral, o gasto mensal com energia elétrica é de aproximadamente R$ 100 mil. “Desde 2017 temos feito ações para modernizar nossa infraestrutura elétrica e no último ano conseguimos instalar uma usina fotovoltaica. Agora, a aprovação deste projeto junto com a Energisa e com a Avante, vem trazer uma grande economia, que será reaplicada em infraestrutura para os alunos e servidores da nossa instituição”, explica.

Os equipamentos a serem instalados no campus serão 59 aparelhos de ar-condicionado, aproximadamente 400 lâmpadas (de variadas potências conforme cada ambiente), refletores, além de uma planta de geração de energia de 122 módulos solares, com capacidade de 9.000 Kw/mês, contribuindo ainda mais para a economia de energia do campus.

“A articulação para a participação no Programa foi realizada em conjunto com o Departamento de Contabilidades e Finanças, chefiado pela senhora Elenice Fernandes e o Departamento de Serviços de Apoio, chefiado pelo senhor Deusdedit de Barros Neto e a nossa proposta foi uma das selecionadas na categoria ‘poder público’”, informou o Diretor-Geral Livio dos Santos Wogel. “Foram mais de 23 propostas apresentadas e ficamos entre as 12 aprovadas. A Energisa reconheceu que a ação educativa de São Vicente tem um grande alcance para a população de Mato Grosso, especialmente quando fazemos 80 anos de história”, destacou.

De acordo com Marcelo Felipe, da Avante Energia, com a troca dos equipamentos, a economia prevista para o campus é na ordem 405 MWh/ano, o que equivale R$ 250 mil só de tarifa (sem impostos). Esta energia economizada em 12 meses é proporcional ao consumo de 202 casas populares neste período.

PEE
O Programa de Eficiência Energética (PEE) tem o objetivo de promover o uso eficiente da energia elétrica em todos os setores da economia. Para tanto, concessionárias e permissionárias de serviços públicos de distribuição de energia elétrica são obrigadas a aplicar anualmente um montante de sua receita líquida em pesquisa e desenvolvimento do setor elétrico, conforme disposto na Lei nº 9.991, de 24 de julho de 2000.