Egressa do IFMT aprovada em medicina para três universidades bate-papo com ingressantes do Ensino Médio sobre rotina de estudos para o vestibular

Publicado por: Campus Sorriso / 16 de Fevereiro de 2024 às 11:54

Aos 19 anos de idade, Letícia Carvalho Zen compartilha com um auditório cheio a história de um momento muito especial em sua vida: sua aprovação em três diferentes universidades para o curso de Medicina. Duas aprovações foram em universidades públicas e uma em instituição privada com bolsa de 100% do curso pelo programa ProUni. O resultado reflete a disciplina e a organização da estudante ao longo do Ensino Médio ao se preparar para as provas realizadas em 2023 e inspirou a equipe pedagógica do IFMT Campus Sorriso a convidá-la para dividir sua estratégia com alunos que estão ingressando no Ensino Médio em 2024.

Utilizando os mesmos recursos tecnológicos que viabilizaram boa parte das aulas de seu Ensino Médio, realizado em meio à pandemia, a jovem apresentou remotamente essa história por meio de uma videochamada no auditório do Campus Sorriso neste começo de ano letivo. Assim como seu público, ela também foi aluna do IFMT, onde se formou como técnica em Meio Ambiente em 2022, em um curso integrado ao Ensino Médio ofertado pelo Campus Juína.

Letícia conta que a escolha para o curso de medicina foi feita logo no começo do Ensino Médio, pelo desafio que seria obter uma aprovação em uma das áreas mais concorridas do País. Com a pandemia, e vendo os esforços dos profissionais de saúde no combate à Covid, “a ideia de conseguir salvar uma vida com um conhecimento que eu poderia adquirir me encantou, e foi essa paixão pela medicina que me sustentou no ano árduo de preparação”, comenta. Aprovada na Unemat, UEFS e Unoesc, ela decidiu se matricular na Unemat para não ficar tão longe da família.

Sobre ser convidada pelo IFMT para dialogar com estudantes sobre sua jornada, a egressa afirma que “é muito gratificante poder mostrar que eu vim da mesma realidade que eles e alcancei o meu sonho da mesma forma que eles também podem alcançar. Meu discurso sempre será que o aluno que tem um ensino público de qualidade, como o entregue no IFMT, tem a capacidade de alcançar uma vaga em uma instituição pública assim como qualquer outro estudante do ensino privado”.