Encontro MT de Artes Cênicas: reitor do IFMT participa da abertura oficial

Publicado por: Reitoria / 24 de Outubro de 2018 às 18:34

Dirigentes e representantes das três instituições públicas de ensino promotoras do Encontro MT de Artes Cênicas participaram da abertura oficial na noite de terça-feira (23), no teatro da UFMT. Eles aproveitaram a ocasião para prestigiar as apresentações artísticas dos grupos de estudantes das três instituições, além de outros participantes do evento.

Ao lado do reitor em exercício da UFMT, Evandro Soares da Silva, do pró-reitor de Extensão da Unemat, Anderson Marques do Amaral, o reitor do IFMT, Willlian Silva de Paula disse que o instituto federal confia no valor e na força da arte. “Abraçaremos a causa para que este circuito esteja presente em nossas instituições”.

Integrante do grupo Cena Livre da UFMT, a estudante de Comunicação Social, Ana Carolina de Mello viu o encontro como oportunidade de mapear os artistas e a produção de todo o estado e de valorização da cultura. “Precisamos de mais acesso e incentivos. Em um momento de reformulação drástica do ensino, o teatro faz um resgate da autonomia do pensar”, opinou a estudante.

Encerrando as apresentações da noite, o segundo trabalho do grupo de teatro do IFMT Alta Floresta, que começou como projeto de extensão e atualmente funciona como projeto de ensino, teve 24 alunos encenando “Essa obsessão”, uma adaptação de seis contos de Nelson Rodrigues para o teatro.

“São estórias que giram em torno de alguns temas que são de alguma forma obsessões do autor e aparecem de forma recorrente em sua obra, como ciúme, a hipocrisia do mundo, questões de gênero relacionadas ao machismo da década de 50 e 60”, explicou o professor de teatro do IFMT Alta Floresta, Eduardo Machado dos Santos.

“A união das principais instituições públicas para discutir e avaliar o que tem sido feito nas artes cênicas e principalmente, pensar novas trajetórias para a formação artística, a produção cênica na capital e no interior é um momento único”, pontuou.

Pela contribuição à formação dos alunos para um mercado cada vez mais exigente, o professor defendeu o ensino de Artes, seja pela música, pelas artes visuais ou teatro, nas escolas técnicas.

“A arte proporciona o desenvolvimento de certas habilidades e inteligências que os estudantes, independentemente de seguir ou não a carreira artística e teatral terão mais desenvoltura, autonomia, autoestima do ponto de vista de desinibição e criatividade. Hoje precisamos formar profissionais criativos em todas as áreas. E o ensino de artes proporciona essa representação simbólica fundamental da realidade e desenvolve a criatividade”, argumentou.