início do conteúdo

Estudantes fazem visitas técnicas à indústrias no estado de Goiás

Publicado por: Campus Confresa / 24 de Outubro de 2019 às 19:13

A turma do 3º ano do curso Técnico em Agroindústria realizou visita técnica à indústrias no estado de Goiás. O intuito era presenciar a aplicação de algumas técnicas de fabricação de bebidas industrializadas como refrigerantes, sucos e espumantes. Os vinte estudantes ficaram sete dias em Goiás, acompanhados dos professores Fernanda Scariot e Franco Vinícius, realizando visitas a quatro indústrias e a Universidade e Instituto Federais. 

A primeira visita foi à Refrescos Bandeiras, fabricante do renomado refrigerante Coca-cola, suco em caixinha Del Valle, dentre outros. “Lá a gente viu todos os processos envolvidos na fabricação, uma história de como a fábrica surgiu, como o farmacêutico inventor da Coca-cola desenvolveu o produto”, conta o estudante Mateus Baltazar Lopes. 

A indústria disponibilizou aos visitantes seu acervo histórico onde consta um exemplar desde a primeira garrafa até a usada atualmente, modelo internacional; o mini cinema em 3D e uma sala de lazer. “lá você não entra dentro da fábrica por medidas sanitárias, mas tem um corredor com paredes de vidro que permitem a visualização do processamento. Visitamos a Xaroparia e eu não sabia, mas, o xarope vem de Atlanta, nos Estados Unidos, depois disso vimos a fase do engarrafamento e conhecemos todos os cuidados e técnicas em relação ao padrão de qualidade”, diz Mateus. 

Os estudantes também fizeram uma visita à Vinícola Jabuticabal. lá eles aprenderam como ocorre o processo de fermentação e um pouco da história do “vinho” de jabuticaba. “isso até ajudou porque eu estou com um projeto de fazer “vinho” de abacaxi e estava dando errado, então eu peguei o contato do químico de lá e ele vai me ajudar a desenvolver o meu projeto”. O jaboticabal tem cerca de 40 mil pés da fruta, e a agroindústria é regionalmente conhecida por oferecer toda a fazenda a quem conseguir comer uma jabuticaba de cada pé. 

Umas das visitas foi ao grupo GSA, que tem produtos encontrado nos supermercados sob a marca Sandela em refrescos de pacotes, massa para bolo, macarrão instantâneo, dentre outros. “essa foi uma das melhores visitas por causa do cuidado que eles têm com os funcionários, que me impressionou, por terem creches e escolas para os filhos deles”, confessou Mateus. A última visita foi ao Grupo Imperial que produz bebidas notoriamente conhecidas como o suco em embalagem tetra pak La Fruite, a aguardente Velho Barreiro e a cerveja Proibida. “Essa também foi muito importante porque lá a gente viu como é feita a caixinha, como é embalado e o processo de pasteurização do suco” conclui o estudante.

 

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso

Avenida Sen. Filinto Müller, 953 - Bairro: Quilombo - CEP: 78043-409

Telefone: (65) 3616-4100

Cuiabá/MT