Estudantes participam do 3° Encontro Nacional de Química e Sustentabilidade no RJ

Publicado por: Campus Confresa / 22 de Junho de 2023 às 18:15

Professores e estudantes do Instituto Federal de Matro Grosso - Campus Confresa participaram, entre os dias 5 a 8 de junho, do 3° Encontro Nacional de Química e Sustentabilidade, na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Uma equipe formada pela professora Mariane Lima e os estudantes Dário Fernandes de Jesus Neto, Erica Lidiane Barbosa de Sousa e Laís Lima Araújo apresentou trabalhos e visitou pontos turísticos relacionados à temática da área.

"A visita ao Museu da Química, Professor Athos da Silveira Ramos, na UFRJ, foi importante para que os alunos reconhecessem a relevância da preservação do passado histórico da Química em nosso país. O Professor Dr. Júlio Carlos Afonso foi o responsável pela visita guiada, na qual tivemos uma aula sobre a história da química, podendo observar de perto as vidrarias, equipamentos e reagentes que chegaram ao Brasil desde a época de D. Pedro II", declarou a professora Mariane Lima.

A docente também relatou as outras visitas realizadas juntos com seus alunos. "No Museu do Amanhã tivemos a experiência de explorar as possibilidades do futuro, por meio de ambientes audiovisuais, instalações interativas e jogos, relacionados principalmente com o meio ambiente, onde fomos levados a examinar o passado e entender as várias tendências da atualidade e imaginar futuros possíveis".

"O 3° Encontro Nacional de Química e Sustentabilidade (Enquis) foi fundamental para atualizar os participantes sobre as novidades em pesquisas nas temáticas de Gestão ambiental e sustentabilidade, Energias renováveis, Tecnologias química sustentáveis, Hidrotecnologias e saneamento, além da interação com outros pesquisadores.

As palestras foram ministradas por palestrantes renomados em suas áreas, que ficaram disponíveis para o diálogo. "A apresentação e divulgação dos trabalhos é uma forma de contribuir de forma significativa para a formação acadêmica. Nossos trabalhos foram voltados para a educação ambiental, por nossos alunos serem do curso de licenciatura, e eles foram elogiados pelos professores, uma vez que sem a educação ambiental não conseguiremos ter um mundo sustentável", concluiu Lima.

Já para os alunos do curso de Licenciatura em ciências da natureza com habilitação em Química a viagem teve muitos sabores. Dário, resumiu a mistura de pensamentos e sentimentos sobre sua participação no 3º Encontro Nacional de Química e Sustentabilidade (EnQuiS):

"Me proporcionou a experiência de conhecer o trabalho de muitos doutores da Química, dando uma visão mais ampla da minha área de conhecimento. Pude conhecer alunos de outras instituições e seus trabalhos intrigantes sobre o Meio Ambiente e Sustentabilidade, professores pesquisando em vários países do exterior, todos em prol de construir um mundo melhor e mais sustentável. Além do evento, tive a oportunidade de visitar museus, novas cidades e lugares turísticos. O EnQuiS me mostrou novas oportunidades que posso desfrutar futuramente, abrangendo um amplo campo de estudos que pode ser desenvolvido no decorrer da minha vida acadêmica".

Érica Sousa concluiu que a participação e apresentação no 3º EnQuiS foi de suma importância para seu aprendizado: "tive contato com trabalhos de pesquisadores voltados para o desenvolvimento Sustentável. Além da oportunidade de conhecer o Museu da Química e o Museu do Amanhã".

Laís Araújo falou sobre cada uma das programações, na primeira, visita ao Museu da Química: "me proporcionou vários conhecimentos históricos, a evolução de equipamentos e vidrarias laboratoriais, as quais foram importantes para se chegar nas que utilizamos hoje. As evoluções me chamaram bastante atenção, percebendo como diminuíram e até mesmo se tornaram mais úteis e de fácil manuseio".

"No primeiro dia do evento, palestrantes importantes apresentaram meios sustentáveis de manusear com a Química. Apresentaram também um trabalho de cada área proposta pela Enquis. Fiquei feliz pois dentre os quatro havia também uma graduanda, e uma professora do IFMT campus Sinop, que é pertinho de nós. No último e segundo dia, ao final apresentações de posters, tive a oportunidade de apresentar o resultado do meu projeto, e prestigiar os demais, o que também possibilitou perceber diversos resultados de pesquisas de diferentes áreas relacionadas à Química, sendo pessoas de outros estados, e muito conhecimento".

"A última programação acadêmica foi na quinta-feira dia 08/06, quando ocorreu a visita ao Museu do Amanhã. O museu me chamou atenção, um espaço bem tecnológico, com várias áreas, tanto de jogos, quanto televisivas. As áreas que mais me impressionaram foram as que trabalhavam a temática ambiental, as quais demonstravam visões futuras de como estaria o planeta caso continuem as degradações. Muitas frases de conscientização, áreas de imagens de animais e meio ambiente", sintetizou a jovem estudante.