Feira de Inovação apresenta produtos gerados em pesquisas de estudantes e servidores do IFMT

Publicado por: Reitoria / 10 de Agosto de 2016 às 16:46

O IFMT está realizando de 9 a 11 de agosto a quarta edição do WORKIF - Workshop de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação, no Centro de Eventos Pantanal, em Cuiabá-MT. Dentro da programação do evento, uma das principais atividades é a Feira de Inovação Tecnológica, onde estão sendo apresentados 40 produtos pesquisados e desenvolvidos por servidores e estudantes da instituição.

Segundo o coordenador do NIT (Núcleo de Inovação Tecnológica) do IFMT, Alencar Bacarji, "a Feira superou as expectativas, com um grande público, todos interessados nos produtos inovadores gerados no IFMT", afirmou. Ele explicou ainda que o principal objetivo foi apresentar para a sociedade os trabalhos desenvolvidos na instituição, em pesquisas com grande potencial que trazem a inovação e empreendedorismo para a realidade da comunidade escolar". Já o reitor do IFMT, José Bispo Barbosa, destacou que o diferencial do Instituto Federal de Mato Grosso é "proporcionar aos estudantes, desde o ensio médio, a possibilidade da iniciação científica", quando terão experiências que poderão levar para toda a sua formação acadêmica, na graduação e pós-graduação.

Os produtos inovadores foram gerados em pesquisas das mais diversas áreas como, por exemplo,  soluções nas áreas de tecnologia, produtos alimentícios, sustentabilidade, educação, construção civil, agricultura e desenvolvimento local. Uma destas áreas mais presentes na Feira é a de desenvolvimento de produtos alimentícios, como o caso do Nutri Sweet Potato, um biscoito elaborado com a farinha da casca e da polpa da batata doce, em projeto coordenado pela professora Lisandra de Abreu Nery, do Campus Bela Vista.

Aluna bolsista desta pesquisa, a estudante Anna Fernanda, do 3.º ano o curso Técnico em Química, contou que a participação em pesquisas já durante o ensino médio contribuiu para que melhorasse o seu entendimento sobre a aplicabilidade prática dos conceitos teóricos e também seu crescimento como estudante, pois assimilou questões metodológicas de investigação. “A pesquisa traz o conhecimento teórico para a prática, possibilita que os conhecimentos de sala de aula possam ser praticados no dia a dia”, afirmou.

A afirmação é compartilhada pelo estudante Manoel Almeida, do 3.º ano do curso Técnico em Recursos Humanos do Campus Tangará da Serra. Ele é bolsista do projeto Tijolo a base de Pet, que utiliza resíduos de garrafas para composição de tijolos para a construção civil. Ele explicou que a pesquisa foi muito importante para que pudesse visualizar problemas e buscar soluções práticas para a sociedade. “Quando você faz pesquisa pode buscar resolver questões que contribuam para a comunidade e também estimula o próprio desenvolvimento pessoal dos estudantes”, afirmou.

A área de tecnologia também está presente no evento, com diversos produtos e projetos inovadores, como o aplicativo para dispositivos móveis APPescado, fruto de projeto desenvolvido no Campus Sorriso, pela professora Marilu Lanzarim. A estudante bolsista Helen Cristine Leimann, do 3.º ano do curso Técnico em Alimentos, explicou que o projeto foi todo desenvolvido no Campus, já está disponível na Google Store, e tem como finalidade disponibilizar um aplicativo que auxilie os usuários a avaliarem a qualidade do pescado disponível nos pontos de venda.

As experiências em pesquisa possibilitadas pelos cursos ofertados pelo IFMT contribuíram para que a estudante também pudesse decidir seus próximos passos na formação acadêmica, pois irá buscar uma vaga em um curso superior de engenharia de alimentos. “Participar desta pesquisa contribuiu tanto para que eu gostasse do curso como para decidir seguir na área”, afirmou a estudante.

Serviço: A Feira de Inovação Tecnológica do IFMT é realizada de 9 a 11 de agosto, no Centro de Eventos Pantanal, em Cuiabá-MT, dentro da programação do WORKIF - Workshop de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação. O horário de visitação é das 14h30 às 18 horas, com entrada gratuita.

Conheça os projetos que serão apresentados na Feira de Inovação Tecnológica:

1. Smart Evap - Coller Controller (André Luiz Amorim da Fonseca)

2. Farinhas elaboradas de frutas para fins nutricionais e tecnológicos (Elaine Coringa)

3. Tijolo a base de PET (Jose Fernandes Oliveira)

4. Hidroponia sustentável (Luís Lessi dos Reis)

5. Divulgação científica: aliando escola e IFMT pelo PAEC (Ronaldo Eustáquio Feitoza Senra)

6. Monitor online de temperatura e umidade (Ed´ Wilson Tavares Ferreira)

7. Nutri sweet potato (Lisandra de Abreu Nery)

8. Picolé Fitness (Sandra Aparecida Tavares)

9. Iobeet: O grego de beterraba (Nágela Magave Siqueira)

10. Jogos didáticos para ensino de física (Ismael Alves Junior)

11. EcoPower WiFi (Ernany Paranaguá da Silva)