Formação gratuita: IFMT Cáceres oferta novo curso superior de Licenciatura em Química

Publicado por: Campus Cáceres / 14 de Maio de 2021 às 17:00

Único da Região Oeste de Mato Grosso na modalidade presencial, o curso está com inscrições abertas para seletivo de ingresso, por meio de notas do ENEM

Como oportunidade de ingresso no ensino superior público e gratuito, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, IFMT, Campus Cáceres – Prof. Olegário Baldo oferece, a partir do segundo semestre deste ano, o curso de Licenciatura em Química. Único da Região Oeste de Mato Grosso na modalidade presencial, o curso atenderá demandas de todo o estado por formação de profissionais na área.

O processo de seleção para ingresso no curso, por meio de notas do Exame Nacional do Ensino Médio, ENEM, foi aberto nesta sexta-feira (14.05), com inscrições gratuitas, exclusivamente pela internet, até o dia 14.06.2021.

Para o diretor-geral do IFMT Cáceres, Anderson Wesley Alves Bezerra, a abertura do curso marca um momento histórico do campus com a oferta de licenciatura, após atuação em mais de 40 anos com cursos técnicos em nível integrados e subsequentes ao ensino médio e com cursos superiores de bacharelado e tecnologia.

“Este é um momento desafiador para a nossa instituição que sempre foi focada em atender as necessidades educacionais de nossa região e estado. Ofertamos várias modalidades, sempre primando pela qualidade da educação. Agora com a licenciatura em Química atenderemos uma área de muita carência por formação profissional”, destaca o diretor.

De acordo com a coordenadora, professora Isabel Matos Fraga, o curso será ofertado de forma presencial no campus no período noturno para ampliar as possibilidades de acesso aos estudantes, inclusive para quem já trabalha e para profissionais com outras graduações que atuam em química e esperam por esta oportunidade de formação específica.

“Devido à situação extraordinária de pandemia, as atividades terão início em regime de ensino remoto no semestre 2021/2, mas o perfil de nosso curso é presencial com toda a nossa estrutura de ensino, laboratórios e praticas”, explica a coordenadora.

Com quadro de docentes e técnicos qualificados no âmbito de mestrado e doutorado, laboratórios estruturados e uma política de assistência e apoio didático-pedagógico para a permanência e sucesso de estudantes, o IFMT oferecerá, além do curso totalmente gratuito, bolsas de iniciação científica, de incentivo à docência e de apoio à extensão.

Voltado para quem já concluiu o ensino médio, o curso de licenciatura em Química tem periodicidade anual com duração de quatro (04) anos, e período mínimo para formação em oito (08) semestres. O curso foi aprovado e obteve autorização de funcionamento pelas instâncias superiores do IFMT, instituição ligada ao Ministério da Educação, MEC, em resoluções do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão, Consepe, e do Conselho Superior,Consup.

Seleção

A pessoa interessada em participar do processo seletivo 2021/02 deve preencher o formulário de inscrição disponível no site identificando o número de inscrição do ENEM para o qual deseja que seja considerada a sua nota (pode escolher a maior nota de qualquer edição do ENEM entre os anos de 2010 e 2020).

Ao todo são ofertadas 40 vagas. Como política afirmativa, estão asseguradas no seletivo as vagas reservadas por cota. A instituição reserva 60 % das vagas para estudantes que cursaram integralmente o ensino médio na rede pública.

ACESSE Projeto Pedagógico do Curso e Resoluções para funcionamento.

FAÇA AQUI A SUA INSCRIÇÃO NO PROCESSO SELETIVO 2021/02 POR MEIO DE NOTAS DO ENEM.