início do conteúdo

Fraude reportada por servidores e por aposentados e pensionistas do IFMT

Publicado por: Reitoria / 29 de Julho de 2022 às 13:32

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Propessoas) faz um alerta sobre tentativas de fraude reportadas por servidores e por aposentados e pensionistas da instituição. Os golpes, no caso dos aposentados e pensionistas, estão sendo aplicados no momento das aposentadorias e pensões concedidas por órgãos federais; no ato da concessão do benefício, são recebidas mensagens e/ou ligações com todos os dados que são publicados no Diário Oficial da União.

Há ainda golpes que estão sendo aplicados através de abertura de contas bancárias utilizando os dados dos servidores e dos aposentados e pensionistas visando à contratação de empréstimos consignados por meio dos aplicativos do sougov.br e Sigepe.

Alertamos, assim, que os dados de login e senha utilizados para acessar esses aplicativos são pessoais e intransferíveis; repassar essas informações a outros gerará possíveis problemas, principalmente de ordem financeira.

Orientamos ainda que as senhas cadastradas para acesso ao sougov.br e Sigepe não sejam fáceis de serem deduzidas: evitem data de nascimento, nome de mãe/pai, o próprio nome ou algum dado que seja fácil de ser descoberto. Procurem sempre utilizar letras (alternando maiúscula e minúscula), números e algum símbolo (por exemplo: @ - # - & - ! - ? - %).

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso

Avenida Sen. Filinto Müller, 953 - Bairro: Quilombo - CEP: 78043-409

Telefone: (65) 3616-4100

Cuiabá/MT