Grupo de teatro do Campus Rondonópolis ganha dois prêmios em Festival Estudantil

Publicado por: Campus Rondonópolis / 12 de Novembro de 2018 às 14:29

Grupo de teatro do IFMT Rondonópolis irá se apresentar no V WorkIF

O grupo de teatro IF Action, do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) Campus Rondonópolis ganhou os prêmios na categoria ‘Melhor Maquiagem’ e ‘Melhor Sonoplastia’ no 30º Festival de Teatro Estudantil Mucomrre, que foi realizado no dia 09 de novembro na Escola Estadual Daniel Martins de Moura em Rondonópolis.

A peça ‘Os Saltimbancos’ apresentada pelo grupo IF Action, que este ano completa 4 anos, concorreu no Festival com outras 10 apresentações.

O grupo IF Action é um dos projetos de extensão desenvolvido pelo IFMT Rondonópolis com alunos do Ensino Médio. O objetivo do projeto é promover o desenvolvimento dos alunos na vida e escolar, ao mesmo tempo que são inseridos no convívio com a cultura e a música.

O projeto neste ano de 2018 já se apresentou em nove escolas públicas de Rondonópolis, para um público infantil entre 5 e 12 anos. No total, mas de 1200 crianças já assistiram à peça que conta a história de quatro animais que fogem da cidade em busca do sonho de serem músicos na cidade grande.

Até dezembro, o projeto irá se apresentar em mais três unidades de ensino do município, além de realizarem uma apresentação especial em Cuiabá, no V WorkIF -  Workshop de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação do IFMT, no dia 29 de novembro.

Essa é a terceira vez que o Grupo IF Action participa do Festival Mucomrre de Teatro Juvenil. Em todos os anos, os estudantes do IFMT foram premiados pela participação.

Para o diretor do projeto, o professor Adergildo Cardoso, duas questões fundamentais são importantes na participação do Festival. A primeira é que o grupo investe mais energia para o desenvolvimento do trabalho, e a segunda questão é participar do festival com o objetivo de se superar.

O professor destacou também a relevância da participação no projeto de extensão, tanto para os alunos que contracenam, como para as crianças que recebem a peça. “O projeto é de uma riqueza extraordinária, pois cada um trabalha em si pontos que vai se tornar veículos para levar arte. E essa arte acaba se tornando objeto simbólico na vida das crianças nas creches. As crianças quando recebem um espetáculo desse, ela recebe uma injeção de ânimo, criatividade, estimulo para uma série de fatores que o cotidiano vai castrando”, disse.

UMA HISTÓRIA ENTRE A FANTASIA E A REALIDADE

Outra peça do IFMT que marcou presença durante o festival foi ‘Uma história entre a fantasia e a realidade’ que teve participação especial no evento. A peça foi contracenada pelos alunos do 1º de informática. E contou a história de um casal de pais que proibiram os três filhos de participarem de atividades culturais na escola. Mas as crianças com a ajuda dos amigos imaginários, conseguiram driblar os pais e voltaram a fazer as atividades que gostavam, como teatro e dança.

Contudo, o que mais chamou a atenção na história foi a forma que a narrativa foi feita. Com direito a uma dupla de atores que contavam a história como se não fizessem parte dela, e o congelamento dos personagens no meio da peça. O efeito ficou muito bacana e os alunos foram aplaudidos pelo público presente.