IFMT Alta Floresta conclui primeiro Curso FIC para estudantes indígenas de MT e PA

Publicado por: Reitoria / 6 de Outubro de 2023 às 17:09

Participaram 40 lideranças de povos da bacia Alto Tapajós, indicados pelas federações indígenas de MT e Pará

O último sábado de setembro (30), foi marcado pela cerimônia de certificação do primeiro curso de Formação Inicial e Continuada – FIC de Gestão de Organizações Indígenas do Intituto Federal de Mato Grosso - IFMT Campus Alta Floresta, realizado em parceria com Instituto Centro de Vida - ICV.

A iniciativa buscou promover a capacitação e o fortalecimento de representantes das organizações indígenas do Alto Tapajós no que se refere a concepção e gestão de processos associativistas, assim como no “ciclo de vida” de projetos, para a melhoria e manutenção dos modos de vida, bem como, na defesa de seus territórios.

A formação foi dividida em cinco módulos. Os dois primeiros módulos foram realizados no período de 06 a 17 de março, e o terceiro e quarto, entre os dias 19 a 29 de setembro, com aulas o dia todo e aos sábados.

No intervalo entre os módulos, ocorreu o intermódulo, contabilizando uma carga horária total de 200 horas. Foram ofertadas 40 vagas para lideranças de povos indígenas da bacia Alto Tapajós, indicados pelas federações indígenas dos estados de Mato Grosso e do Pará.

Esta demanda surgiu de uma parceria com o Instituto Centro de Vida (ICV), a Federação dos Povos e Organizações Indígenas de MT (Fepoimt), a Federação das Organizações Indígenas do Pará (Fepipa), a Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab), o World Wide Fund for Nature – WWF (Brasil), financiada pela Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID).

A coordenadora de Extensão do Campus Alta Floresta, Renata Cristina dos Santos, que intermediou o projeto contoou que o curso foi costurado a muitas mãos e as tratativas vinham desde o ano de 2021, devido à logística necessária para sua realização.

A iniciativa foi possível pelo esforço coletivo entre o IFMT Alta Floresta, as instituições parcerias e todas as lideranças indígenas representantes dos 11 povos do Alto Tapajós, que se desafiaram a sair de seus territórios para frequentar as aulas presenciais no campus.

“Essas iniciativas me motivam enquanto servidora e reafirmam o papel da instituição”, refletiu Renata.

O Projeto Pedagógico do Curso - foi construído em diálogo com as organizações indígenas e contou com um corpo docente, em sua maioria, constituído por professores indígenas, sendo o docente Márcio Cesar Cardoso, de Língua Portuguesa, o representante do campus Alta Floresta.

“Foi uma experiência gratificante e enriquecedora, que demonstrou o quanto ainda temos o que aprender em relação aos conceitos de povos, línguas, territórios e identidades para que possamos compreender o quão diverso e plural é o nosso país,” afirmou o docente.

Para além dos desafios enfrentados, o diretor-geral, Marcos Luiz Peixoto Costa, classificou o curso como “um momento é histórico para o IFMT Alta Floresta e uma experiência rica em aprendizados para a vida”.

“Sabemos o quanto os indígenas são acometidos de injustiça em todos os sentidos, e para o IFMT Alta Floresta fazer parte dessa parceria com o ICV é uma das maiores realizações. Esperamos que estas lideranças multipliquem seus aprendizados e a troca de conhecimento em suas comunidades. Esse é apenas um dos inúmeros desafios que o campus ainda precisa superar. Estamos [localizados] no extremo norte de Mato Grosso e queremos dar nossa contribuição na formação para a vida e para o trabalho”, pontuou.

No dia do encerramento do curso, Edivaldo Manoki, falou em nome da turma sobre a realização de um objetivo importante para os povos indígenas.

“Agradecemos a todos, aos dirigentes desta instituição, seus colaboradores, pelo apoio constante durante os dias de curso.Estamos felizes em termos conseguido atingir esta meta, por estarmos recebendo um certificado de conclusão. Quanto às metas que estão por vir, sentimos que é questão de tempo e perseverança. E o tempo nos ensina a sermos melhores. Quando falo melhor não quero dizer que somos melhores que as outras pessoas. Isso jamais passou em nossa mente. Falo melhor como seres humanos, como mães, pais, como filhos. Sentimos que estamos mais preparados para o mundo, que o lado espiritual está mais forte em nossa vida. E a maior grandeza está em termos um espírito nobre".