IFMT Cáceres entrega certificados de cursos de Formação Inicial e Continuada para estudantes da EJA

Publicado por: Campus Cáceres / 8 de Maio de 2023 às 16:36

Estudantes brasileiros e haitianos foram certificados em cursos de Cervejeiro, Jardinagem e Paisagismo e Técnico em Cozinha

O Instituto Federal de Mato Grosso, IFMT, Campus Cáceres – Prof. Olegário Baldo realizou na noite da última sexta-feira (05.05), a cerimônia de certificação de cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) para estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Escola Estadual de Desenvolvimento Integral da Educação Básica, EEDIEB, Prof. Milton Marques Curvo. A solenidade, presidida pelo diretor substituto do IFMT Cáceres, Ronilson Balbuena, marcou o encerramento das atividades das turmas dos cursos FIC Cervejeiro, Jardinagem e Paisagismo e Técnico em Cozinha, ofertados pelo Projeto EJA Integrada à Educação Profissional e Tecnológica(EPT).

Os cursos realizados em parceria com Ministério da Educação, por meio das Secretarias de Educação Básica (SEB), e de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC), possibilitaram a estudantes da EJA em Cáceres, como os haitianos Fontilus Fednel e Claby Pierre, a ampliarem conhecimentos a partir dos seus saberes e da relação com o mundo do trabalho.

“Este certificado é muito valioso para mim. Vale mais do que dinheiro para qual trabalhamos. Aqui no Brasil, eu sou cozinheiro, então eu fui fazer curso para aprender gestão de recursos humanos, para saber sobre as leis de cozinha e as leis de trabalho, para que ninguém passe por cima de mim e de nenhum profissional que está aqui”, afirmou Fednel.

Fednel e Cauby chegaram em Cáceres em 2018 com autorização de residência dentro da categoria de acolhida humanitária, após o seu país, Haiti, sofrer com terremotos e crise política e econômica. A EJA tornou-se uma alternativa para aprendizado da língua portuguesa e nos caminhos do trabalho em busca por melhoria nas condições de vida.

Aprendi cozinhar com minha mãe. No meu país a minha profissão era professor. Quando cheguei ao Brasil e percebi a dificuldade de voltar para o Haiti, dediquei-me a arrumar um emprego como cozinheiro e voltar a estudar, mas, como não tinha o ensino médio daqui, não podia fazer curso técnico, nem universidade. Então, voltei estudar na EJA e agradeço a escola que me ajudou bastante, inclusive aprender a falar o português como qualquer brasileira ou brasileiro, já que no meu país falamos inglês, espanhol e francês”, contou Fednel.

Ao discursar, em português fluente, em nome das e dos colegas de Cáceres- MT, concluintes da EJA/EPT, Fednel ressaltou a importância da Educação Profissional Integrada à EJA reconhecer, na organização dos cursos, os itinerários e necessidades das trabalhadoras e trabalhadores.

“ Não é fácil levantar as 5 horas da manhã para trabalhar e estudar até a noite. Eu só pude fazer este curso, porque a professora/coordenadora do IFMT possibilitou que eu participasse à noite, mesmo com muito sacrifício. Então, hoje é um dia muito especial para todas e todos os colegas”, comemorou Fednel.

A diretora de ensino do IFMT Cáceres. professora Inez Aparecida Deliberaes Montecchi , reforçou a importância da parceria do IFMT com a Escola Milton Curvo para a realização da formação. “Inicialmente, a proposta era ofertar apenas um curso, mas junto com a professora Andrea (do IFMT) em diálogo com a coordenadora, professora Edileuza e a equipe da EEDIEB , assumimos o desafio de ofertar três cursos por entendermos a importância do papel da EJA e da educação profissional para a nossa população trabalhadora”, afirmou Inez.

A coordenadora dos cursos, professora do IFMT Cáceres, Andréa Luiza Ramos Pereira Xisto destacou o esforço e a dedicação das e dos estudantes concluintes e agradeceu a contribuição e toda a equipe, “Além dos esforços institucionais para aprovação do projeto no MEC, para acessar os recursos que deram condições ao desenvolvimento de todas as atividades, da parceria com a escola da EJA em Cáceres, esse trabalho só foi possível graças ao comprometimento de toda equipe de técnicos e docentes e da resistência das nossas e dos nossos estudantes em conciliar suas atividades”, afirmou Andréa.

Integrante do corpo docente dos cursos, a professora Iris Gomes Viana falou sobre a necessidade de fortalecimento da EJA /EPT em Cáceres, como direito de cidadania e como campo rico de troca de saberes na relação educação e trabalho como dimensão da vida.