IFMT Campus Sorriso firma parceria para oferta de curso no município de Cláudia

Publicado por: Reitoria / 6 de Fevereiro de 2019 às 14:32

O reitor do IFMT, Willian Silva de Paula recebeu na tarde de terça-feira (5), em seu gabinete, um grupo de autoridades públicas do município de Cláudia, para a assinatura de um protocolo de intenções entre o instituto e o município, por meio do qual, o IFMT Campus Sorriso firma parceria para implantar cursos presenciais e atividades de ensino, pesquisa e extensão voltados para o aperfeiçoamento de políticas educacionais, o fortalecimento da agricultura familiar e o desenvolvimento rural sustentável no município.

“Esse documento é resultante de um ano de reuniões no município, no campus e marca o início de um trabalho conjunto que será ampliado por outras ações futuras. Quero destacar a abertura e a visão do prefeito em levar uma instituição como a nossa ao município, para que a população tenha a oportunidade de realizar um curso técnico. Egresso da Rede, em outro estado, acredito que ele reconhece o valor que a educação recebida na Rede Federal teve para a sua vida e quer estender isso à população local”, afirmou o reitor.

Inicialmente, será oferecido o curso Técnico Subsequente em Agropecuária, com 40 vagas, professores do Campus Sorriso e contrapartida da prefeitura local. O curso terá 1300 horas e deverá ser ministrado no formato modular, com aulas nas sextas-feiras à noite e sábados o dia todo, ao longo de dois anos.

“Considero essa parceria o ato mais importante da minha gestão. Nossa juventude necessita de oportunidades. As oportunidades estão nas informações e estas estão nas instituições de ensino, como o IFMT. Estudei e me formei na antiga escola técnica do Paraná, aprendi muito, na teoria e na prática. A Rede forma profissionais que se tornam valorizados pelo mercado e terão condições de melhorar a qualidade de vida da sua família e da nossa comunidade”, observa o prefeito de Cláudia, Altamir Kurten.

O diretor-geral do campus Sorriso, Claudir Von Dents, explica os próximos passos para viabilizar a execução do curso. A previsão é que as aulas iniciem em março.

“O plano de trabalho será detalhado nos próximos 15 dias. Tínhamos uma dificuldade por falta de carga horária disponível no quadro docente e o documento assinado hoje garante a contrapartida do município para iniciarmos o processo de redação do plano de trabalho, detalhado. Em paralelo, trabalharemos no edital de seleção dos estudantes, matrículas, planejamento da aula inaugural e demais ações de início das atividades de execução do curso no município", detalhou o diretor.

Também participaram da reunião, a secretária de Educação de Cláudia, Claudevânia Barbon Anderle e o presidente da Comissão de Educação da Câmara Municipal de Cláudia, o vereador Leonir Rizzi.