IFMT - Campus Tangará da Serra apresenta seus trabalhos desenvolvidos ao longo do ano na V MArte e no VIII WORKIF

Publicado por: Campus Avançado de Tangará da Serra / 5 de Dezembro de 2023 às 16:25

05/12/2023 - Campus Tangará da Serra - IFio da Meada

Por: Bruno Esquer Ribeiro - Discente do curso técnico em Manutenção e Suporte em Informática

Revisado por: Aline Cristine Ferreira Braga do Carmo - Professor EBTT/Sociologia

O calor cuiabano não impediu que o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) realizasse os maiores eventos do estado. Entre os dias 22 a 27 de outubro de 2023 ocorreram os seguintes eventos: V Mostra de Arte e Cultura (MArte) do IFMT e o VIII WORKIF - Workshop de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação do IFMT, na cidade de Cuiabá/MT no Centro de Eventos Pantanal. O IFMT - Campus Avançado Tangará da Serra, não ficou de fora desses eventos, participaram destas importantes ações de ensino, pesquisa e extensão, 160 discentes do Campus Avançado Tangará da Serra.

Durante a V Mostra de Arte e Cultura (MArte) do IFMT que ocorreu entre os dias 22 a 24 de outubro, o IFMT-TGA demonstrou toda a sua potencialidade e força  artística na capital do estado de Mato Grosso. A delegação de Tangará da Serra contou com a presença e apoio técnico artístico de 7 servidores, sendo eles o Chefe de Delegação Professor Michael Alves, a Professora Aline Braga do Carmo, o Professor Donizete Barbosa Júnior, Professora Gabriela Santana, Professor Gilcélio Peres,  Professor Máximo Ávila, além claro, da participação de 43 discentes da delegação.

A abertura oficial da MArte ocorreu na manhã do dia 23 de outubro, no entanto, desde do dia 22, os palcos foram tomados pelos discentes e servidores dos 19 campi do Instituto Federal de Mato Grosso. O IFMT-TGA participou de 3 apresentações, dentre elas: dança (Espetáculo "Psyque in metamorphosis"), música (Banda Óculos Escuros) e teatro (Ideologias!?), e exibiu 2 curta metragens no audiovisual (“COVA 312” e “Me Perdoa”).

No total, foram mais de 800 discentes de 19 Campi participando de 125 apresentações artísticas. Durante os três dias de evento, foram 41 apresentações de dança, 33 apresentações musicais (solos e de bandas), 32 apresentações de teatro, 19 curta metragens no audiovisual e diversas obras expostas na área da arte visual.

O evento em si foi um sucesso, viabilizando o acesso à arte, à ciência e à cultura aos discentes do IFMT, entretanto o evento trouxe uma alegria especial ao Campus IFMT - TGA, pois a Reitoria do IFMT anunciou que o campus Tangará da Serra foi o escolhido para sediar a próxima edição da MArte, confirmando o compromisso do nosso campus com a difusão da arte em suas múltiplas facetas. O retorno da MArte para o interior do estado de Mato Grosso foi comemorado pela comunidade interna. O IFMT-TGA, que já teve a experiência de sediar o Jogos dos Institutos Federais (JIF´s), e já começou a organização do evento para o ano de 2024, iniciando parceria com a prefeitura do município de Tangará da Serra para envolver toda a cidade.

O encerramento da V Mostra de Arte e Cultura  aconteceu no dia 24 de outubro, com a mesma intensidade de apresentações do primeiro dia. Deixando muita saudade entre os discentes e servidores, que aproveitam o momento para conhecer as obras dos demais campi, e vivenciarem a experiência de pisar em um palco profissional.

Durante o VIII WORKIF - Workshop de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação do IFMT que ocorreu entre os dias 25 á 27 de outubro, o IFMT-TGA apresentou mais de 25 trabalhos, entre eles Relato de Experiência e Resumo Expandido. A delegação de Tangará da Serra contou com a presença e apoio técnico de 4 servidores, sendo eles o Chefe de Delegação Professor Cláudio Márcio da Silva, a Professora Maria Cleunice Fantinati, o Professor Adilson Vagner de Oliveira, e o Weslen Fernandes da Silva, além claro, da participação de 37 discentes da delegação.

A abertura oficial do WORKIF ocorreu na manhã do dia 25 de outubro, contando com a participação dos discentes e servidores dos 19 campi e Centro de Referências do Instituto Federal de Mato Grosso. Ao longo desses 3 dias, o IFMT-TGA apresentou em seu stand trabalhos desenvolvidos no campus vinculados ao ensino, a pesquisa e a extensão.

Na área de computação, foi exposto no stand do campus o projeto de pesquisa “Desenvolvimento de um Tour Interativo em Realidade Virtual das Instalações do IFMT Campus Avançado Tangará da Serra”, coordenado pelo professor Wilian Geovani Fiirst no ano de 2023, com a participação dos discentes do 1º e 2° ano do curso técnico em Manutenção e Suporte em Informática. O projeto mostra o desenvolvimento de um sistema interativo de RV para ser utilizado com óculos 3D RV, para apresentar um tour virtual das instalações do campus do IFMT Tangará da Serra.

O encerramento do VIII WORKIF - Workshop de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação do IFMT  aconteceu no dia 27 de outubro, com a participação do  ex-jogador Jakson Follmann, um dos sobreviventes do acidente aéreo ocorrido com o time de futebol brasileiro Chapecoense em 2016, no qual ministrou a palestra “Aprenda a transformar desafios em superação”.

Ao longo do evento, os estudantes e os servidores do IFMT-TGA tiveram a oportunidade de dialogar, ouvir e aprender com nomes importantes das diferentes áreas do conhecimento e das diferentes ciências que alicerçam nossa instituição.