IFMT celebra Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra

Publicado por: Reitoria / 25 de Julho de 2022 às 12:24

No dia 25 de julho é celebrado o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra e o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha; a celebração da data foi sancionada pela Lei nº 12.987/2014.

Em 2017, a líder quilombola foi homenageada pelo IFMT, através da criação do Programa de Extensão Tereza de Benguela. O programa tem como objetivo central a elevação de renda através da educação e capacitação de mulheres que se encontram em condições de vulnerabilidade social.

Assim, na data de hoje, tendo em vista as mais de mil mulheres que passaram pela formação ofertada pelo Programa de Extensão Tereza de Benguela, o IFMT celebra aquela que, por sua força e coragem, inspira a luta de muitas pessoas.

A celebração também marca a luta contra o racismo e pela igualdade de oportunidades, pois a violência, vulnerabilidade social e a desigualdade atingem massivamente a população negra, situação intensificada pelo período da pandemia.

Tereza de Benguela - Liderou o quilombo Quariterê, localizado na região do município mato-grossense de Vila Bela da Santíssima Trindade, no século XVIII. Com a morte do companheiro José Piolho, Tereza se tornou a rainha do quilombo, liderando a resistência contra a escravidão por duas décadas até 1770, quando o quilombo foi destruído pelas forças do governo da Capitania de Mato Grosso.