IFMT Diamantino realizou Semana de Combate a Violência Contra as Mulheres

Publicado por: Reitoria / 4 de Abril de 2024 às 15:43

Entre os dias 18 e 21 de março de 2024 o IFMT Câmpus Avançado de Diamantino realizou a ‘1° Semana de Combate a Violência Contra as Mulheres: o amor deixa marcas não hematomas’.

O objetivo da semana pedagógica partiu do princípio de realizar uma integração entre os alunos, promovendo o debate sobre os variados tipos de violência contra as mulheres, como elas se manifestam, suas formas de combate, trazendo dessa maneira, um novo olhar sobre o dia 08 de Março, data em que se comemora o Dia Internacional da Mulher no  Brasil.

A ação contou com diversas atividades interdisciplinares, envolvendo movimentos culturais, palestras, discussões e, por fim, gincana de sensibilização com os estudantes. A programação aconteceu em dois turnos distintos, permitindo a participação de estudantes do ensino médio e superior, além de servidores.

As palestras trataram de temas como: as faces da violência: diálogo pelas mulheres, ministrada pelas psicólogas Adalgiza Ignácio e Eliane Nunes; a divisão sexual do trabalho e a violência contra as mulheres foi trabalhada pela professora Hilda Regina M. Olea. Já a promotora de Justiça da Comarca de Diamantino, Maria Coeli abordou a evolução das conquistas femininas e a importância da Lei 11.340, conhecida como Lei Maria da Penha, que garante proteção contra a violência doméstica e familiar.

O diretor de Ensino do câmpus, Leandro Curvo, destacou a iniciativa dos estudantes em participar da ‘Gincana de Sensibilização’ e a importância do evento para a conscientização dos estudantes ao congregar diversos assuntos inerentes ao tema.

“A semana de combate à violência contra as mulheres fará parte da agenda principal do câmpus por garantir que haja um espaço coletivo de reflexões e discussões sobre gênero e, principalmente, por dissociar do dia internacional da mulher a ideia de presente e parabéns apenas. O IFMT quer demarcar, com muita clareza, que se trata de um movimento de luta pela equidade de direitos sociais, políticos e econômicos.”