IFMT elabora projetos institucionais para editais da CAPES

Publicado por: Reitoria / 6 de Março de 2020 às 17:55

O IFMT finalizou, no início de março, participação em mais uma edição do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e na primeira edição do Programa de Residência Pedagógica (RP), fomentados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Para a elaboração dos projetos pleiteando aprovação nos editais 1/2020 e 2/2020 da Capes, a Pró-reitoria de Ensino organizou um encontro entre os docentes dos cursos de licenciaturas, indicados pelos colegiados de curso para participarem dos programas como Coordenadores de Área (PIBID) e Docentes Orientadores (RP).

O encontro foi liderado pelas coordenadoras institucionais, profª Isabela Codolo Lucena do PIBID e profª Adriane Barth do RP, e serviu para elaborar de forma colaborativa com os docentes envolvidos nos cursos de licenciatura, os projetos institucionais que concorrem aos editais da CAPES.

Participaram também o pró-Reitor de Administração, Túlio Marcel Rufino de Vasconcelos Figueiredo, que trouxe o informe administrativo de 2019 e o contexto para 2020; a Diretora de Graduação, Marilane Alves Costa e o Pró-reitor de Ensino, Carlos André de Oliveira Câmara, que apoiaram os programas de formação de professores.

Além do PIBID e do RP, o IFMT tem o seu Projeto de Bolsas de Incentivo à Docência – PID, totalmente financiado pelo instituto e que manteve, de setembro de 2018 a janeiro de 2019, 38 estudantes bolsistas e seis docentes envolvidos em atividades de inserção nas escolas de educação básica, preparando-os para a profissão docente.

O resultado final dos editais da CAPES serão divulgados em 14 de abril.

Os programas -  O PIBID visa proporcionar aos discentes na primeira metade dos cursos de licenciatura uma aproximação prática com o cotidiano das escolas públicas de educação básica e com o contexto em que elas estão inseridas. O RP objetiva induzir o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do licenciando na escola de educação básica, na segunda metade do curso.

Marcadores: ifmt_1