início do conteúdo

IFMT esclarece dúvidas sobre a Terceira dose da vacina contra o Coronavírus e dose de reforço

Publicado por: Reitoria / 27 de Dezembro de 2021 às 18:05

No dia 6 de dezembro de 2021, a prefeitura de Cuiabá deu início à campanha de vacinação para aplicação da dose de reforço da vacina contra o coronavírus para as pessoas a partir de 18 anos, que tenham tomado a segunda dose há 5 meses (150 dias). Em relação à segunda dose da Janssen, que estava em falta no início da campanha, já se encontram disponíveis desde o dia 20/12, no polo de vacinação da UNIC Beira Rio, devendo a aplicação ser feita após 4 meses da primeira dose.

A Enfermeira do Trabalho da Reitoria do IFMT, Karla Beatriz Barros de Almeida, destaca que após iniciado o esquema vacinal, é necessário que as datas de retorno para a segunda dose ou reforço sejam respeitadas, pois disso dependerá a efetividade do imunizante, especialmente em evitar os casos graves da doença. Além disso, ela ressalta que todos os polos de vacinação podem aplicar a dose de reforço.

Karla enfatiza que mesmo após a vacinação, a transmissão do vírus ainda pode ocorrer e por isso, existe o risco de novas ondas de contaminação. Assim, devemos manter os demais cuidados referentes ao distanciamento social e higiene de mãos, além do uso de máscaras quando em locais fechados e compartilhados com outras pessoas.

"Uma vez que a vacinação tem se mostrado efetiva em evitar o agravamento dos casos de doença por covid-19 e, consequentemente, a superlotação dos hospitais, reforçamos a necessidade de se completar o esquema vacinal mediante o cenário atual de possíveis novas ondas de contaminação”, finaliza a enfermeira.

Grávidas e pessoas que ainda não completaram a segunda dose

A coordenadora da campanha de vacinação, Valéria de Oliveira, explica que as grávidas e puérperas (fase pós-parto) que tomaram a Janssen antes da gravidez, devem tomar a dose de reforço da Pfizer. E quem tomou a primeira dose de Pfizer ou Astrazeneca deve tomar a segunda depois de 56 dias. Aqueles que tomaram a primeira de Coronavac devem tomar a segunda após 28 dias. As pessoas acima de 12 anos, que não tomaram nenhuma dose devem realizar o cadastro no site cadastro.vacinacuiaba.com.br e comparecer a qualquer polo.

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso

Avenida Sen. Filinto Müller, 953 - Bairro: Quilombo - CEP: 78043-409

Telefone: (65) 3616-4100

Cuiabá/MT