IFMT oferta 800 vagas para Especialização EaD em Gestão da Segurança Pública

Publicado por: Reitoria / 11 de Outubro de 2023 às 15:28

No período de 17 de outubro a 12 de novembro de 2023, estarão abertas as inscrições para o Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Nível de Especialização em Gestão Integrada de Segurança Pública, ofertado na modalidade a distância – Turma 2024, do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) - Campus Avançado Guarantã do Norte - edital 117/2023.

Para se inscrever é necessário possuir diploma de graduação reconhecido pelo MEC; enquadrar-se no público a qual é destinado as vagas; apresentar a documentação exigida neste edital; comprovar que é servidor público efetivo, na ativa, concursado na área de segurança pública.

A divulgação de todas as etapas será feita no site https://seletivo.ifmt.edu.br.

O curso destina-se a portadores de diploma de curso superior de graduação que exerçam atividades como agentes de segurança pública no estado de Mato Grosso. Terá duração de 12 meses, com prazo máximo de integralização de 18 meses, distribuídos em um calendário acadêmico de atividades de estudo, aulas, atividades práticas, avaliações e apresentação de Trabalho Final de Curso.

Para participar do processo seletivo, além do pagamento da taxa de inscrição de R$ 90,00 (noventa) reais, o candidato também deverá encaminhar pelo endereço eletrônico https://seletivo.ifmt.edu.br, em arquivo único (juntar todos os documentos), formato PDF de tamanho até 10 MB (dez) Megabytes, os seguintes documentos:

Cópia do diploma de graduação em nível superior reconhecido pelo MEC;

Cópia do CPF e RG.

Declaração que é servidor público efetivo, na ativa, concursado na área de segurança pública;  Autodeclaração racial (Anexo II) para candidatos de políticas de ações afirmativas, para concorrer às vagas destinadas a negros/as (pretos/as e pardos/as), ou indígenas (Anexo III) ou quilombolas (Anexo IV), ou pessoas com deficiência (Anexo V) e laudo médico original na área de deficiência do candidato.

O curso - será ofertado na modalidade a distância, utilizando a plataforma Moodle. Será estruturado em 10 módulos, totalizando 400 horas de conteúdos curriculares de natureza técnico-científica e 100 horas de atividades complementares.

A matriz curricular é formada pelas seguintes disciplinas: Introdução à Modalidade de Educação a Distância (EaD); Gestão e Administração Pública; Planejamento Estratégico; Ética no Serviço Público; Métodos e Técnicas de Pesquisa; Aspectos Jurídicos da Atuação Policial; Filosofia dos Direitos Humanos Aplicados à Atuação Policial; Atuação Integrada de Segurança Pública; Violência, Criminalidade e Prevenção; Projeto de Intervenção e Atividades Complementares.

Estas atividades envolvem as atividades didático-pedagógicas com objetivo de enriquecer o processo de ensino-aprendizagem complementando a formação social e profissional dos oficiais.

Leia a íntegra do edital em: seletivo.ifmt.edu.br