IFMT Pontes e Lacerda forma novos profissionais eletricistas de sistemas de energias renováveis

Publicado por: Campus Pontes e Lacerda / 6 de Dezembro de 2023 às 09:38

O Instituto Federal de Mato Grosso Campus Pontes e Lacerda-Fronteira Oeste formou novos 19 eletricistas de sistemas de energias renováveis. Eles receberam o diploma, em solenidade no Campus, das mãos da coordenadora-geral do Programa Qualificada Mais, do governo federal, Ângela Santana Oliveira; do coordenador-geral do EnergIFE, Marcelo Ferreira de Arruda; do coordenador adjunto local, Andrei Mantesso Coimbra e do diretor-geral do Campus, Evandro Santos Duarte.

Ângela destacou o empenho dos estudantes no curso de formação. “Agradeço a vocês por terem escolhido participar do nosso curso, fazer parte da família IFMT, e por terem permanecido e concluído, porque sabemos o quanto é difícil saírem de casa, deixar a família (…). Parabenizo a cada um pelo empenho”.

A coordenadora-geral também incentivou os estudantes a continuarem os estudos no IFMT. “Fazemos o convite para que permaneçam e façam outros cursos no IF. É uma instituição que forma pessoas, que cria oportunidades há 114 anos. Vocês estão em um Campus que é mais novo do que isso, mas a  instituição é centenária”.

Coordenador-geral do EnergIFE, Marcelo Ferreira enalteceu a trajetória dos formandos e lembrou também que já foi aluno do IFMT. “Agradeço também a cada um vocês por escolherem o IFMT. Estar aqui toda sexta-feira e sábado foi um desafio. Mas não existe conquista sem esforço. Vocês se esforçaram e chegou o grande dia de formatura”.

Coordenador adjunto local, Andrei reforçou os agradecimentos. “Agradeço pela confiança depositada em nós, no IFMT. Sabemos que não é fácil deixar a família em casa todo final de semana, frequentar as aulas. Mas tudo isso é esforço de vocês, e esta conquista é fruto de dedicação”.

Diretor-geral do Campus, Evandro destacou as parcerias para o curso. “Sabemos como é difícil gerenciar a vida, o tempo, a família, o esforço que se precisa ter para estar aqui nos dias de aula e estudar nos outros dias também, para concluir o curso. Estamos muito felizes de tê-los aqui no IFMT porque é mérito de vocês com apoio da instituição. Agora são egressos do IF, que é uma marca nacional e tenham a certeza que isso tem um grande significado para nós que defendemos uma educação pública gratuita e de qualidade”, finalizou.

O curso- O curso de Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis (Instalador de Sistemas Fotovoltaicos) faz parte da Chamada Pública de Adesão ao Fomento da Bolsa Formação – Qualifica Mais EnergIFE, publicada pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (SETEC-MEC) aos parceiros da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica – RFEPCT.

O objetivo da chamada é promover a ampliação da oferta de profissionais qualificados para o segmento das Energias Renováveis por meio da qualificação profissional.