IFMT Pontes e Lacerda: professor e alunos apresentam protótico de aplicativo para comunicação institucional

Publicado por: Campus Pontes e Lacerda / 16 de Dezembro de 2021 às 14:00

O protótico do aplicativo NotIFy foi apresentado a servidores e parte da comunidade discente do Instituto Federal de Mato Grosso Campus Pontes e Lacerda – Fronteira Oeste pelo professor mestre Bernardo Janko Biesseck e alunos do Terceiro Ano do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio: Letícia Caroline Troiano Nascimento, Pedro Henrique Oliveira de Souza, Geraldo Rodrigues de Almeida Neto, Iryan Nicoli Pereira Medeiros, Débora Adriele Gontijo Barros, Sabrina Costa Vieira e Andrielly Poichee Aiardes. O app, que é voltado à comunicação institucional no âmbito de ensino, foi desenvolvido em pouco mais de dois meses pelos discentes, liderados pelo docente, em duas equipes.

O aplicativo é semelhante a outros de mensagens instantâneas dispostos no mercado, no entanto, o diferencial concentra-se no foco educacional. "A ideia surgiu a partir da observação de que as ferramentas que utilizamos às vezes no dia a dia da instituição não foram feitas para esse propósito, apesar de terem muitos recursos. Por exemplo, o Whatsapp não foi pensado para esse ambiente de ensino, é um aplicativo de comunicação genérica. Às vezes precisamos de algumas funcionalidades e a ideia de criar uma aplicação nova é justamente permitir essas implementações futuras", afirmou o docente.

O grupo de trabalho apresentou a interface do aplicativo, além de funcionalidades já desenvolvidas, como o envio de mensagens de Setores do Campus (como Departamento de Ensino) às turmas cadastradas, de modo específico ou geral, em testes ao vivo; bem como, o trabalho de programação desenvolvido para consolidação do projeto. "A participação dos estudantes foi bastante ativa e fundamental. Sem eles o aplicativo não teria sido desenvolvido. Tenho certeza que aprenderam muito, assim como eu. O crescimento deles junto ao projeto foi perceptível, a maturidade, o nível de programação que têm hoje, é muito maior do que sabiam antes do projeto", declarou Bernardo.

Por se tratar de um protótico o aplicativo ainda deve passar por mudanças. "Fizemos um protótico no período de dois meses e meio, que compreendeu o quarto bimestre de 2021 e com certeza há muitas funcionalidades que precisam ser implementadas. Isso significa que existirão oportunidades para os alunos que ainda continuarão na instituição, participarem, desenvolverem e aprenderem juntos", destacou Bernardo.

Oportunidade que os discentes devem aproveitar, de acordo com a aluna Letícia Caroline Troiano Nascimento, que participou da equipe criadora do protótico. "A experiência foi enriquecedora, não tenho nenhum arrependimento. Ficamos muitas noites, pensando, estudando, mas só posso dizer que vale a pena participar. Amamos fazer parte. Dêem (demais alunos) continuidade", finalizou.