IFMT Pontes e Lacerda sedia abertura da Conferência Regional de Educação

Publicado por: Campus Pontes e Lacerda / 17 de Novembro de 2023 às 13:01

O Instituto Federal de Mato Grosso Campus Pontes e Lacerda-Fronteira Oeste sediou, na manhã desta quinta-feira (16), a abertura da Conferência Regional de Educação. No encontro, por dois dias, representantes da área dos municípios da região discutem propostas para construção do Plano Nacional de Educação no decênio 2024-2034, que será consolidado na Conferência Nacional de Educação (Conae) no começo de 2024. Sete eixos temáticos são trabalhados.

Diretora-geral do Campus Pontes e Lacerda, Vanderluce Machado destacou a importância da discussão. “Participar da Conae tem um peso muito importante para nós, servidores da Educação, porque aqui nós planejamos os próximos 10 anos da Educação. Repercute muito o que vai ser decidido nesse momento, então, temos que ter muita coerência como aquilo que vamos planejar e ter o cuidado de que nosso planejamento seja exequível para que possamos concretizá-lo”.

Diretora Regional de Educação (órgão veiculado a Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso), Andréa Guimarães enalteceu os eixos temáticos. “Estamos todos reunidos para discutir a Conae 2024-2034, qual a importância dessa discussão, desse estudo, o planejamento, o que queremos para Educação. Então, nesses dois dias de evento, vamos começar com os estudos em todos os eixos, para no final podermos eleger os delegados que possam defender nossas propostas, o que nós colocamos aqui nesse período de discussão. Daí a importância da representatividade de todos os municípios conosco”.

Secretária Municipal de Educação de Pontes e Lacerda, Ivani Barbosa frisou a discussão regional. “É um momento que nós precisamos falar, pensar e defendermos. Temos várias proposituras, então, vamos aproveitar esses dois dias. Há pessoas que vieram de longe, avaliações precisam ser feitas (…) e paralelo a isso temos a Conae que é de extrema importância” .

IFMT- As discussões da Conae são pautadas por 6 eixos. Os estudantes que estão representando o Campus, Amanda Lopes; Erick Conceição; Mariah Scarparo e Maria Eduarda Barleta participam das discussões dos Eixos 2 e 3 que abordam os debates sobre a garantia do direito à educação de qualidade, Educação, Direitos Humanos, Equidade, Inclusão e Diversidade.

A participação dos estudantes neste espaço de discussão possibilita que os mesmos apresentem proposições, para os próximos anos, em prol de uma educação de qualidade para todos.

"A minha participação na Conae 2024 foi motivada pela vontade de participar de atividades de cunho político e educacional como também pelo Instituto Federal, que pela segunda vez me oportunizou participar de uma conferência. Acredito que a participação dos alunos da nossa instituição nesses ambientes de discussão traz um enriquecimento para o próprio aluno como indivíduo pensante dentro da sociedade e um enriquecimento para a comunidade a qual este está inserido e por isso, é de extrema importância que cada vez mais as escolas estimulem seus estudantes a participarem dessas discussões", disse a estudante Mariah Scarparo.

A Coordenadora de Assistência Estudantil e Inclusão Profa. Jaqueline Mendes e a Pedagoga Anne Matos também participam da Conferência.

Eixos- Sete eixos temáticos são discutidos na Conae:

EIXO 1 — O PNE como articulador do Sistema Nacional de Educação, sua vinculação aos planos decenais estaduais, distrital e municipais de educação, em prol das ações integradas e intersetoriais, em regime de colaboração interfederativa;

EIXO 2 — A garantia do direito de todas as pessoas à educação de qualidade, com acesso, permanência e conclusão, em todos os níveis, etapas e modalidades, nos diferentes contextos e territórios;

EIXO 3 — Educação, Direitos Humanos, Inclusão e Diversidade - equidade e justiça social na garantia do direito à educação para todas as pessoas e o combate às diferentes e novas formas de desigualdade, de discriminação e de violência;

EIXO 4 — Gestão democrática e educação de qualidade - regulamentação, monitoramento, avaliação, órgãos e mecanismos de controle e participação social nos processos e espaços de decisão;

EIXO 5 — Valorização de profissionais da educação - garantia do direito à formação inicial e continuada de qualidade, ao piso salarial e carreira e às condições para o exercício da profissão de forma segura e saudável;

EIXO 6 — Financiamento público da educação pública, com controle social e garantia das condições adequadas para a qualidade social da educação, com vistas à democratização do acesso e da permanência; e

EIXO 7 — Educação comprometida com a justiça social, a proteção da biodiversidade, o desenvolvimento socioambiental sustentável para a garantia de uma vida com qualidade e o enfrentamento das desigualdades e da pobreza.