IFMT Rondonópolis lança primeiro podcast voltado para professores de Sociologia

Publicado por: Campus Rondonópolis / 25 de Outubro de 2021 às 14:28

O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) Campus Rondonópolis lançou esta semana o Podcast ‘Partilhas Sociológicas’, que é uma ação de extensão, aprovada e financiada pelo Edital PROEX nº 036/2021. O programa de streaming tem como objetivo conhecer diferentes metodologias de ensino na área de Sociologia, através de entrevistas com professores de norte a sul do Brasil.

O projeto foi idealizado pelo professor e doutor em Sociologia do Campus Rondonópolis, Selton Chagas e pelo professor e doutorando em Sociologia Henrique Neto do IFPR, campus Ivaiporã (que é idealizador do projeto Sociologia Animada). Fazem parte da equipe do “Partilhas Sociológicas": a jornalista do IFMT Rondonópolis, Rafaela Souza, e os bolsistas Anita Alves e Bruno Paniago.

A ideia do projeto é realizar oito programas, sendo que o primeiro já foi lançado em todas as plataformas de podcasts. No qual, a primeira entrevistada é a professora Ligia Eras, que nos contou um pouco da sua experiência com o projeto “Café Sociológico”, no qual, através de uma brincadeira ela ensina sobre os principais clássicos da sociologia.

A cada 15 dias o projeto lançará entrevistas com diversos temas, como o uso do Tik Tok em sala de aula, o debate de filmes e entre outros.

Ao final do projeto, que tem previsão de encerrar no primeiro semestre de 2022, será lançado um livro digital com cada uma das metodologias aplicadas em sala de aula. Então, além do bate papo, os seguidores do projeto poderão contar também com um material didático para se apoiar na criação de plano de aula.

Para o coordenador do projeto, Selton Chagas, esta ação visa dar visibilidade às experiências exitosas em sala de aula realizadas pelas/os professoras/es entrevistadas/os de sociologia de diferentes regiões do país. "Seja uma metodologia diferente, um conceito novo ou alguma experiência inovadora e marcante na sua trajetória docente. E assim, levamos essas partilhas para as/os colegas docentes e estudantes de Licenciatura em Ciências Sociais, podendo servir como fonte de inspiração, resistência e fortalecimento do ensino de Sociologia", disse.

Para acessar o projeto, basta buscar pelo instagram @partilhas.sociologicas, ou pelo mesmo nome em qualquer aplicativo de música, como Spotify, Google Play, SoundCloud, Deezer e etc.