IFMT São Vicente participa da 6ª edição da Olimpíada de Matemática das Instituições Federais (OMIF)

Publicado por: Campus São Vicente / 28 de Novembro de 2023 às 16:49

Mais de oito mil estudantes dos Institutos Federais (IFs) de todo o Brasil participaram desta primeira fase

Entre os dias 21 e 23 de novembro, 120 estudantes dos cursos Técnico em Agropecuária, Técnico em Meio Ambiente e Técnico em Informática IFMT São Vicente realizaram a prova de 1ª fase da Olimpíada de Matemática das Instituições Federais, no próprio campus.

A OMIF é uma competição de Matemática voltada aos alunos do ensino técnico integrado ao nível médio das instituições da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica e está em sua 6ª edição. Ao todo, 8.100 estudantes dos Institutos Federais (IFs) participaram desta primeira fase.

A 2ª fase, que tem como proposta percorrer vários campi dos Institutos Federais, está prevista para ocorrer em Cuiabá, no IFMT Campus Bela Vista em maio de 2024 e, pelo menos, um estudante do IFMT São Vicente será classificado.

O Campus São Vicente, ao longo dos anos, tem participado da OMIF. O discente Arthur Manduca Botelho de Souza do curso Técnico em Meio Ambiente foi classificado para a segunda fase da OMIF da edição anterior (2022), que ocorreu de 19 a 21 de maio de 2023.

Além da prova, o estudante participou do evento, que aconteceu no IFCE Campus Fortaleza e contou com palestras, minicursos, oficinas e atividades culturais.

“Sinto que consegui desfrutar ao máximo essa experiência, obtendo muito conhecimento com integrantes de outros campi do Brasil e participando das oficinas disponíveis, que puderam me abrir os olhos e mostrar a matemática de uma maneira que eu nunca havia pensado antes”, relatou Arthur. “Participar desse evento foi muito recompensador, tudo visto ali foi muito novo para mim, e muito bom para minha formação, conhecimento que levarei para vida”, completou o estudante.

O professor Roseildo Nunes da Cruz, coordenador da OMIF no campus, destaca que “a participação dos estudantes do Campus Vicente na OMIF 2023 é uma oportunidade valiosa para contribuir com o desenvolvimento acadêmico e pessoal dos nossos alunos”, e que “essa edição sendo em nosso estado dá oportunidades de mais alunos poderem participar da 2ª fase”.