início do conteúdo

Inscrições para Especialização UAB/IFMT estão abertas até 08 de agosto

Publicado por: Reitoria / 25 de Julho de 2022 às 14:06

Seguem abertas, até o dia 08 de agosto, as inscrições para o processo seletivo dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu- Edital 87/2022 - na modalidade à distância, pela Universidade Aberta do Brasil (UAB), com ingresso no segundo semestre do ano letivo de 2022.

Os cursos de Especialização são ofertados pelo campus Cuiabá Cel. Octayde Jorge da Silva. Serão 720 vagas, distribuídas em 16 Polos da UAB: Água Boa, Aripuanã, Barra do Bugres, Cáceres, Campo Verde, Canarana, Cuiabá, Diamantino, Jauru, Juara, Lucas do Rio Verde, Nova Xavantina, Pontes e Lacerda, Primavera do Leste, São Félix do Araguaia e Sorriso.

Será utilizado a plataforma Moodle e cada um dos cursos terá duração conforme carga horária apresentada na matriz curricular, distribuídos em um calendário acadêmico de atividades de estudo, aulas, atividades práticas, avaliações e apresentação de Trabalho Final de Curso.

Inscrições

O requisito de participação neste processo seletivo é ter concluído curso de graduação até a data da matrícula.

Para se inscrever o candidato deverá preencher o formulário eletrônico de inscrição no site https://selecao.ifmt.edu.br, imprimir o boleto bancário e pagar a taxa no valor de R$ 50, obrigatória aos que não forem contemplados pela Lei 12.799, de 10 de abril de 2013.

Isenção de Taxa

O período para solicitar isenção do pagamento da taxa de inscrição será até 31 de julho, pelo link: https://forms.gle/nTjZVaCbQ9gmr4dq7. O candidato deverá comprovar os requisitos apontados no subitem 5.1 do edital, encaminhando os documentos escaneados e salvos em arquivo único, em formato PDF. 

No dia 05 de agosto de 2022 o IFMT divulgará o resultado do pedido de isenção no site https://selecao.ifmt.edu.br

Reserva de vagas

Para concorrer à vaga destinada às pessoas com deficiência (PcD), o candidato deverá, no ato de inscrição, declarar ser pessoa com deficiência (PcD), imprimir, preencher e assinar o Anexo VII que está no edital e enviar, até o dia 08 de agosto de 2022, para o link https://forms.gle/WGkwDjGxpqvTyHFP7, juntamente com documentação comprobatória, conforme descrito no subitem 6.2.4.

Será o mesmo período para envio de documentos de candidatos na condição de cotista racial. É necessário imprimir, preencher e assinar os Anexos VI e IX, e enviar, até o dia 08 de agosto de 2022, para o link: https://forms.gle/k69CSECXtrFyMiKg8 .  

Os candidatos que se inscreverem para as vagas reservadas às cotas para indígenas nos cursos do IFMT, para realizar a inscrição e a matrícula, deverão enviar em formato digitalizado (PDF) todos os documentos solicitados no edital,  para a Diretoria de Políticas de Ingresso e Seleções - DPIS, pelo link https://forms.gle/AQjkqLzeUjmNmtVz9 , até o dia 08 de agosto de 2022.

Serão reservadas 10% das vagas de cada curso aos servidores do IFMT. O candidato deve enviar Declaração de vínculo com o IFMT com data de emissão de até 30 dias anterior à data da inscrição, emitida pelo setor competente, em formato digitalizado (PDF) para a Diretoria de Políticas de Ingresso e Seleções - DPIS, pelo link https://forms.gle/FqPXFmgTTr7zG1am6,  também até o dia 08 de agosto de 2022. 

Avaliação

A seleção de candidatos compreenderá: inscrição e envio da documentação conforme critérios estabelecidos no edital; e a fase II (classificatória/eliminatória) de prova de títulos, análise da formação e tempo de experiência na área.

Resultado

O resultado do Processo Seletivo será válido apenas para o preenchimento das vagas ofertadas para o segundo semestre do ano letivo de 2022. A relação dos candidatos aprovados/classificados, obedecendo ao limite de vagas, será divulgada no dia 14 de setembro de 2022, no endereço eletrônico https://selecao.ifmt.edu.br.

No dia 21 de setembro de 2022 será a divulgação do resultado final. 

A divulgação de todas as etapas deste edital será feita no site https://selecao.ifmt.edu.br

Matrícula

A matrícula de todas as chamadas para este Edital será realizada de forma presencial no Polo de Apoio Presencial – Secretaria de Registro Escolar para o qual o candidato pleiteou a vaga e foi aprovado. As matrículas da 1ª chamada (aprovados) serão realizadas de 22 a 29 de setembro de 2022. 

Início das aulas

O início das aulas será estabelecido conforme calendário da UAB/CREAD do IFMT, a ser divulgado na data da matrícula.

Mais informações

Leia o edital Edital 087/2022 e seus anexos no site https://selecao.ifmt.edu.br

Caso haja mais dúvidas relativas ao processo seletivo, os candidatos deverão entrar em contato pelo e-mail lista.processoseletivo@ifmt.edu.br.  

Marcadores: ifmt_1

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso

Avenida Sen. Filinto Müller, 953 - Bairro: Quilombo - CEP: 78043-409

Telefone: (65) 3616-4100

Cuiabá/MT