Inteligência artificial aplicada a pecuária mato-grossense é tema de reunião e projeto colaborativo internacional entre IFMT, UFMT e a NMBU da Noruega

Publicado por: Reitoria / 19 de Dezembro de 2023 às 10:58

Com o objetivo de discutir uma colaboração interinstitucional internacional na área de robótica e inteligência artificial aplicada à agropecuária, voltada para o Estado de Mato Grosso, reuniram-se na tarde do dia 15 de dezembro de 2023, na Secretaria de Relações Internacionais da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), representantes da UFMT, da Norwegian University of Life Sciences (NMBU) da Noruega e do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT).

Na reunião foi discutida também a criação do Centro de Robótica e Software -IFMTech, que está em fase de implementação nas futuras instalações do Parque Tecnológico do Estado de Mato Grosso. O professor do IFMT  Campus Cáceres, Alexandre dos Santos e coordenador do projeto do IFMT, destacou a relevância do centro para o avanço da pesquisa e da inovação em robótica e inteligência artificial aplicadas ao contexto agrícola, em parceria com instituições de Mato Grosso e do mundo.

"O IFMTech será um espaço propício para o desenvolvimento de tecnologias inovadoras que promovam a modernização do setor agropecuário em Mato Grosso, em uma interação entre instituições de ensino e pesquisa nacionais e internacionais, e em cooperação com instituições públicas e privadas", afirmou Alexandre.

Durante a reunião, o professor Antonio Candea Leite, da NMBU, ressaltou a importância da chamada Diku UTFORSK 2024 para a viabilização de projetos de mobilidade internacional e o fortalecimento das relações entre a Noruega e o Brasil. A iniciativa, disse, representa uma excelente oportunidade para ampliar as perspectivas de pesquisa, promover a transferência de conhecimento e tecnologia entre os dois países, trazendo benefícios diretos para o desenvolvimento sustentável da agricultura e pecuária em Mato Grosso.

Já o professor Lucas Oliveira de Sousa, Secretário de Relações Internacionais da UFMT, destacou o compromisso das instituições em buscar soluções inovadoras para impulsionar a robótica e a inteligência artificial aplicadas à agricultura e à pecuária no estado.

Para o professor Antonio Leite a colaboração internacional é importante para impulsionar a pesquisa, o desenvolvimento e a mobilidade internacional, visando à sustentabilidade e o aumento da eficiência dos processos agropecuários dentro de sistemas globais.

Também estiveram presentes na reunião o professor Elmo Batista de Faria, do Instituto de Computação da UFMT, o professor Ed Wilson Tavares Ferreira, do IFMT, Campus Cuiabá, e o professor Rodrigo Zandonadi, do Instituto de Ciências Agrárias e Ambientais da UFMT, Campus Sinop. Esses professores enfatizaram a importância da integração entre as instituições de ensino e pesquisa para impulsionar a inovação tecnológica na agropecuária mato-grossense, contribuindo para o desenvolvimento do estado.

ASCOM UFMT e DECOM IFMT