Intervenções artísticas trazem cores e movimento ao Campus Cuiabá – Bela Vista

Publicado por: Campus Cuiabá - Bela Vista / 12 de Dezembro de 2019 às 21:16

As paredes do Instituto Federal de Mato Grosso Campus Cuiabá – Bela Vista são agora telas em branco à disposição dos artistas visuais mato-grossenses. Foi inaugurado nesta quinta-feira (12) a Galeria Bela Vista ao Ar Livre, uma iniciativa do Campus Bela Vista, por meio da Coordenação de Extensão. A proposta se iniciou no mês de setembro deste ano, durante a realização da VI Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão (Jenpex Cultural), quando diversos artistas renomados da capital puderam realizar intervenções artísticas nas paredes do Campus.

“A proposta é oferecer um circuito para apreciação, dando a oportunidade para que as escolas nos visitem e aprendam mais sobre as artes visuais produzidas no nosso estado”, destacou o Coordenador de Extensão do Campus, Sandro da Silva. Para a Galeria, já estão confirmados os artistas Adriano Figueiredo, Ruth Albernaz, Sérgio Venny, Régis Gomes, Marcelo Velasco, Vicente Paulo, Daniela Monteiro, Silvia Turina, Carolina Argenta, Vicente Paulo, Tânia Pardo e Rafael Jonnier.

Para o diretor-geral do Campus Cuiabá – Bela Vista, Deiver Teixeira, a arte é fundamental para o processo educativo, trazendo à tona questionamentos relevantes sobre o cotidiano e desenvolvendo o senso crítico dos estudantes. “Nosso Campus deve ser um espaço plural e a arte é fundamental para que essa pluralidade seja expandida. Estamos de portas abertas para que este projeto cresça ainda mais”. Mais que uma forma de se expressar, Deiver, destaca que a arte se torna em seu processo de produção um posicionamento político em prol de uma sociedade mais livre. “Todos os pensamentos devem ser bem-vindos e celebrados. Queremos estimular em toda nossa comunidade a livre expressão do pensamento, seja por meio da arte, da ciência ou de qualquer outro processo de produção do conhecimento”.

Entre as obras já concluídas estão retratadas a fauna e flora de Mato Grosso, elementos culturais clássicos e ícones lendários das artes plásticas. “Dedico minha arte à cultura popular da baixada Cuiabana. No espaço dedicado a mim, cabia a figura do cururueiro transmitindo toda sua devoção e dedicação à cultura popular”, afirmou Régis Gomes, se referindo à sua obra ‘O Cururueiro’, que ocupa uma das paredes da Secretaria de Documentação Escolar do Campus.

Durante a solenidade de inauguração, a artista Tânia Pardo fez uma intervenção ao vivo no pátio do auditório do Campus, com a representação dos biomas de Mato Grosso: cerrado, pantanal e amazônia. “A arte é inspiradora, Ela inspira o pensamento e a expressão. A arte é vida e é um prazer compartilhar a vida da nossa natureza neste espaço”, destacou.

Sandro Silva destaca que o Campus – Bela Vista está de portões abertos para novas obras. “A Galeria Bela Vista ao Ar Livre é permanente e em constante crescimento. Estamos abertos para outros artistas que queiram vir aqui deixar suas criações”.

É o caso de Cida Silva, artista plástica que ficou sabendo da abertura da galeria e já está realizando uma intervenção no novo bloco da pós-graduação, inaugurado recentemente no Campus. Em sua obra, ela destaca o Buriti. “Onde há o Buriti há um manancial de águas. Há vida. Neste espaço quero apresentar a importância da vida por meio da natureza”.

Os artistas interessados em deixar sua obra na Galeria Bela Vista ao Ar Livre podem entrar em contato com a Coordenação de Extensão do IFMT Campus Cuiabá – Bela Vista por meio do telefone (65) 3318-5161 ou 5162.