Jornada Acadêmica de Zootecnia será realizada nos dias 11 e 12 de maio

Publicado por: Campus São Vicente / 8 de Maio de 2023 às 10:55

Em comemoração ao Dia do Zootecnista, 13 de maio, o IFMT São Vicente realiza a “Jornada Acadêmica do Curso de Zootecnia”, nos dias 11 e 12 de maio.

O evento, organizado pela Coordenação do curso Bacharelado em Zootecnia, contará com palestras, minicursos e dia de campo, reforçando seu papel com a comunidade acadêmica em prol da disseminação do conhecimento e tendo como temática escolhida para o ano de 2023: “Inovações na atuação do Zootecnista”.

O evento acontecerá de forma presencial, na sede do IFMT Campus São Vicente, e o público-alvo são estudantes do 3º ano do curso Técnico em Agropecuária, estudantes do curso de Bacharelado em Zootecnia, servidores e comunidade.

Na quinta-feira (11), a Jornada Acadêmica terá início com a palestra “Atuação do Zootecnista na oferta de serviço”, com Gustavo Francio Lopes, Zootecnista com Especialização em Nutrição e sócio-propietário da Nutrir Produtos Agropecuários.

Na sequência, o assunto abordado será “Desafios da produção animal frente as questões climáticas”, com a professora Dra. Érika Martins de Figueiredo.

Os mini-cursos acontecerão das 13 às 17 h e as inscrições dever ser realizadas no site da Jornada https://eventos.ifmt.edu.br/eventos/481/jaczoosvc/

Os temas ofertados serão:

1. Atualização em boas práticas de ordenha

2. Curso intensivo de manejo básico e práticas apículas

3. Informática básica (planilha eletrônica e redator de texto)

4. Noções básicas do programa R

5. Manejo de pastagens utilizando índices de vegetação

6. Análise físico-química da água

7. Biologia Molecular: dos transgênicos aos OGM

8. Nutrição mineral de plantas forrageiras

9. Monitoramento de animais silvestres

10. Avaliação e eficiência reprodutiva de touros

11. Coleta e processamento de sêmen

O Dia de Campo será realizado na sexta-feira (12), no Departamento de Produção, com apresentação de projetos desenvolvidos nos laboratórios didáticos. O encerramento da Jornada Acadêmica do Curso de Zootecnia será às 14h, com a palestra “Animais Peçonhentos do Brasil: Identificação, Medidas Preventivas contra acidentes e primeiros socorros, Mitos e Verdades sobre serpentes”, com o professor Luiz Eduardo Saragiotto Silva, Biólogo com 20 anos de experiência com animais peçonhentos.

Inscreva-se no site do evento