Lançado seletivo para Especialização em Incêndios Florestais EaD no IFMT Sinop

Publicado por: Reitoria / 10 de Outubro de 2023 às 17:34

O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), lançou, nesta terça-feira (10), o edital 208/2023, com 60 vagas para a Especialização em Incêndios Florestais na modalidade Ensino a Distância (EaD) ofertada pelo Campus Sinop.

As inscrições podem ser realizadas a partir do dia 17 de outubro até 12 de novembro de 2023.

A pós-graduação é voltada a servidores da Secretaria de Estado de Segurança Pública e demais servidores das instituições subordinadas a secretaria e para candidatos de políticas de ações afirmativas autodeclarados negros (pretos e pardos), indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência aprovados em edital do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso.

O curso será estruturado em 11 módulos, totalizando 410 horas de conteúdos curriculares de natureza técnico-científica e 60 horas de atividades complementares práticas.

Os requisitos para inscrição são: possuir diploma de graduação reconhecido pelo MEC; enquadrar-se no público ao qual é destinado as vagas; apresentar a documentação exigida neste edital; estar aprovado no Edital 033/DEIP/2023, de 25 de setembro de 2023 do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso.

A divulgação das etapas deste edital será feita no site https://seletivo.ifmt.edu.br.

O curso destina-se a portadores de diploma de curso superior de graduação que exerçam atividades como agentes de segurança pública no estado de Mato Grosso. A duração será de 12 meses, com prazo máximo de integralização de 18 meses, distribuídos em um calendário acadêmico de atividades de estudo, aulas, atividades práticas, avaliações e apresentação de Trabalho Final de Curso.

O curso utilizará a plataforma Moodle.

As disciplinas formadoras da especialização são: Introdução à Modalidade de Educação a Distância (EaD), Metodologia da Pesquisa Científica, Estatística Aplicada, Meteorologia Aplicada aos Incêndios Florestais, Ecologia do Fogo, Geoprocessamento Aplicado aos Incêndios Florestais, Prevenção de Incêndios Florestais, Gestão de Operações de Combate, Gestão de Incidente, Perícia de Incêndios Florestais e Fiscalização e Legislação Ambiental.

Para mais informações leia, cuidadosamente, o edital 208/2023 em: seletivo.ifmt.edu.br