Mães fazendo ciência: palestra no IFMT trata sobre os desafios da maternidade na carreira científica

Publicado por: Campus Sorriso / 7 de Março de 2022 às 15:18

Da criação de espaços para acolhimento de crianças em restaurantes e centros comerciais até a oferta de subsídios como auxílio-creche ou da realização de eventos do tipo “dia da família na empresa”, é visível que, por motivos econômicos ou sociais, aos poucos os diferentes segmentos da sociedade estão caminhando para o reconhecimento, por parte das instituições, de que ser pai ou mãe é uma atividade em período integral. Mas é uma caminhada longa, e, enquanto esse processo avança a passos lentos, a “parentalidade” (do inglês, parenthood) cobra seu preço, especialmente sobre as carreiras das mães. Inlcusive na ciência.

O impacto da maternidade na carreira das mães cientistas é o mote de uma palestra que acontece nesta quarta-feira (09/03), no auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) Campus Sorriso, que será conduzida pela Dra. Lígia Menossi Araujo, embaixadora do Movimento Parents in Science na UFSCar. A fala da pesquisadora leva o título “Maternidade no Lattes e a equidade de gênero no contexto pandêmico”.

A atividade tem início às 13h30 e é aberta a todos os públicos. Dentro do auditório do IFMT o uso de máscaras faciais cobrindo nariz e boca ainda é obrigatório, bem como a aferição de temperatura e a higienização de mãos ao adentrar a instituição.