NIT/IFMT divulga edital de seleção de projetos de empreendedorismo para participantes da Maratona Células Empreendedoras

Publicado por: Reitoria / 6 de Setembro de 2016 às 16:55

O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) informa que estão abertas as inscrições para o Edital de seleção de projetos de Empreendedorismo Tecnológico, tendo como público-alvo os participantes da Maratona Células Empreendedoras/IFMT 2016. Este Edital 88/2016 será gerido pelo Núcleo de Inovação Tecnológica do IFMT (NIT/IFMT).

Cada projeto deverá ser submetido por um pesquisador/coordenador lotado no IFMT, que será responsável pelo projeto, desde a sua submissão até a prestação de contas. Cada equipe de desenvolvimento do projeto poderá ser composta por: um coordenador, até dois pesquisadores/colaboradores, um discente bolsista, e um discente voluntário. Poderão participar do presente Edital somente os estudantes participantes da Maratona Células Empreendedoras no IFMT.

Serão selecionados neste Edital até 08 (oito) projetos participantes na Maratona Células Empreendedoras, de acordo com os critérios estabelecidos no Edital. Os projetos poderão receber: Auxílio Financeiro ao Pesquisador (taxa de bancada) no valor de até R$ 2.000,00 por projeto; e Bolsas do Programa de Iniciação Científica e Tecnológica do CNPq (PIBITI/CNPq).

Os Projetos deverão ser registrados pelo seu coordenador através do protocolo do Campus ou entregues diretamente na PROPES até às 17h do dia 22/09/2016. Deverão ser encaminhados, em envelope lacrado, os seguintes documentos: a) Formulário de Submissão de Projeto (Específico para este Edital); b) Planilha de Pontuação da Produção Científica, devidamente preenchida; c) Cópia dos documentos comprobatórios, conforme descrito no Anexo “C” do Edital.

A divulgação do resultado preliminar está prevista para a data de 03 de outubro. Após período recursal, o resultado final será divulgado em 07 de outubro de 2016.

Núcleo de Inovação Tecnológica - O NIT é o setor responsável por gerir a política de inovação do IFMT e incentivar as ações inovadoras e empreendedoras. Encontra-se vinculado à Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PROPES) e sob a Diretoria de Pesquisa e Inovação (DPI). O NIT tem por missão fortalecer o relacionamento do IFMT com a comunidade, envolvendo órgãos do Governo, empresas e demais organizações da sociedade civil.

Seu objetivo é criar oportunidades para que as atividades de ensino e pesquisa se beneficiem dessas interações e promova, como estratégia deliberada, a transferência de tecnologia em prol do desenvolvimento econômico, tecnológico e social do país, por meio do apoio e estímulo ao desenvolvimento da pesquisa aplicada. É ainda objetivo do NIT, apoiar as ações que tenham por fundamento a inovação tecnológica em todos os segmentos da tecnologia.

O Empreendedorismo Tecnológico apresenta-se como uma maneira de encontrar soluções criativas, inventivas e sustentáveis para atender às situações e projetos inovadores, impulsionando o surgimento de novos negócios.

Acesse edital anexo: