No Dia Nacional da Ciência reitor parabeniza pesquisadores e firma parceria em pesquisa com Fapemat

Publicado por: Reitoria / 8 de Julho de 2021 às 16:33

No Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador Científico o reitor do IFMT, Julio César dos Santos, celebra a assinatura de uma parceria, firmada entre um dos campi da instituição, o Campus Cuiabá - Octayde Jorge da Silva, representado pelo diretor geral Alceu Cardoso, e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (FAPEMAT) na data de hoje (08).

Ao parabenizar todos os pesquisadores da instituição em nome das duas pesquisadoras contempladas com recursos para pesquisa, as professoras Angela Fátima da Rocha e Nádia Cuiabano Kunze,  o reitor destacou a importância da assinatura de um termo de parceria com a Fapemat na promoção de inclusão de mulheres no mercado de trabalho, trazendo uma oportunidade de qualificação.

“Essa é uma inciativa fundamental, vem ao encontro do papel, à essência daquilo que compreendemos enquanto instituição de ciência e tecnologia, mas que também tem uma responsabilidade social. E o campus e os pesquisadores trarão uma contribuição tanto do aspecto científico e tecnológico, na formação técnica, que é a essência da nossa instituição, mas também um resultado social muito importante, que vai se traduzir na melhoria da vida das pessoas”, pontuou Santos.

O reitor mencionou o trabalho que vem sendo realizado de aproximação e parcerias com as diversas fontes de financiamento de projetos – Fapemat, Capes, iniciativa privada e outros órgãos de fomento.

“Estamos trabalhando fortemente no sentido de promover uma aproximação. A questão orçamentária, tanto na nossa instituição quanto na educação pública em geral é bastante grave, não temos recursos suficientes para financiar essas demandas internas. Então esse relacionamento é fundamental para que essas fontes venham somar na construção de projetos para o nosso IFMT. E isso só é possível porque temos um quadro de pesquisadores muito bem preparados dentro na nossa instituição".

O edital, que teve como objeto amparar projetos de pesquisa nas áreas de exatas, engenharia e computação coordenados e executados por mulheres, prevê o repasse de R$ 151,7 mil para o desenvolvimento dos dois projetosdo IFMT.

Os projetos - O projeto da profa. Nádia Cuiabano Kunze, em parceria com a Fapemat, é um software de mapeamento de egressos que estejam atuando no mundo do trabalho como empresários que objetiva acompanhar os alunos que passaram pela instituição e, hoje, atuam no meio empresarial, seja como Microempreendedores (Mei), ou sócios proprietários de empresas de pequeno, médio e grandes portes.

“Com esse levantamento teremos condições de saber qual foi a atuação que eles decidiram após a formação em nossos cursos. Vamos mapear tanto os egressos que fizeram nossos cursos técnicos, quanto os que fizeram os superiores de tecnologia. Dessa forma teremos condições de verificar quais são esses ex alunos que já estão atuando no mundo empresarial”, explicou a docente.

Futuramente, ela informa, o projeto tende a ser ampliado para verificar e mapear os que estejam atuando no serviço público, municipal, estadual e federal, quanto aqueles que estejam em outras ocupações no mundo do trabalho.

O projeto da professora Angela Fátima da Rocha, “Derrubando Barreiras: mulheres na Construção Civil e o Sistema Light Steel Frame LSF” atende hoje, uma necessidade de fazer na prática, o que na teoria a gente já faz, conta a professora. “Isso é importantíssimo para os nossos alunos. Além da parte teórica, iremos, na prática, efetivamente abranger a parte de Cálculo Estrutural, bem como a parte prática, de execução. Trabalharemos a participação efetiva e o projeto pode ir se aprimorando ao longo de sua existência”.