O PPGDurb IFMT-VGD participa pelo 4o ano do Circuito Urbano, da ONU-Habitat

Publicado por: Campus Várzea Grande / 4 de Outubro de 2022 às 16:06

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - IFMT Campus Várzea Grande participa, através da Especialização Desenvolvimento Urbano e pela Modular Assessoria Técnica, junto à ONU-Habitat (Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos), da quarta edição do Circuito Urbano, com o Seminário "Cidade e Ambiente: participação para o direito à cidade"

Reivindicar o direito à cidade equivale a reivindicar poder decisório sobre o modo como as cidades são feitas e refeitas. Assim, a partir da perspectiva dos movimentos sociais, dos coletivos urbanos e dos conselhos municipais, o evento discute caminhos para a PARTICIPAÇÃO, elemento imprescindível para o efetivo direito à cidade.

A mediadora do debate, Drª Juliana Demartini (UNEMAT), conduzirá três palestras proferidas por egressas do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Urbano do IFMT Várzea Grande, que desenvolveram pesquisas relacionadas ao tema.

Jane Letícia discorrerá sobre a trajetória de lutas relacionadas ao direito à cidade em Cuiabá e Várzea Grande. Na sequência, Luma Branquinho e Thaiz Pessoa apresentarão os desafios da participação institucionalizada nos conselhos municipais. Para finalizar, Cristina Marafon, Louhanna Acioly e Priscila Wolff discorrerão sobre princípios participativos em Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social (ATHIS), a partir de exemplos de projetos de intervenção urbana executados no Brasil.

O evento Circuito Urbano, da ONU-Habitat, ocorre durante todo o mês de outubro, pelo Brasil inteiro. O Seminário Cidade e Ambiente deste ano será realizado online, através da plataforma https://www.even3.com.br/cidadeeambiente2022/, no dia 06 de outubro de 2022 (próxima quinta-feira), a partir das 18h (horário local de Cuiabá). A participação é GRATUITA!

Saiba mais em IV Cidade e Ambiente: participação para o direito à cidade.

Faça sua inscrição em https://www.even3.com.br/cidadeeambiente2022/.

Veja a programação completa do Circuito Urbano: https://www.circuitourbano.org/

Outubro Urbano & Circuito Urbano 2022

O ONU-Habitat realiza, todos os anos, o Outubro Urbano. O mês se inicia com o Dia Mundial do Habitat (na primeira segunda-feira do mês – este ano, no dia 03 de outubro) e se encerra com o Dia Mundial das Cidades (31 de outubro). O Outubro Urbano conta sempre com dois temas selecionados para estimular o debate entre diversos atores sobre como tornar a vida nas cidades melhor para todas e todos. Em 2022, o foco do debate será sobre redução de desigualdades e localização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. O Dia Mundial do Habitat abordará o tema da “Reduzindo desigualdades sem deixar ninguém e nenhum lugar para trás” e o Dia Mundial das Cidades focará no tema “Agir local, pensar global”.