Ouvidoria se reuniu com alunos para apresentação da plataforma do Conselho de Usuários dos Serviços Públicos

Publicado por: Reitoria / 23 de Agosto de 2021 às 12:00

A Ouvidoria do Instituto Federal de Mato Grosso se reuniu na última sexta-feira, dia 20 de agosto, com 31 estudantes de diversos campi da instituição para apresentação da Plataforma do Conselho de Usuários dos Serviços Públicos, ambiente virtual gerido pela Controladoria Geral da União - CGU, e verificar se os discentes presentes tinham interesse em se tornar conselheiros.

Segundo a assistente de Ouvidoria, Hágata Guimarães de Andrade, os estudantes que participaram do evento se mostraram bastante interessados e empolgados com essa nova forma de interação entre a administração pública e os usuários dos serviços públicos.

“A reunião foi bastante dialógica, houve a exibição de slides, explicando o que são os Conselhos de Usuários, como se tornar um conselheiro e a exibição de uma enquete disponibilizada na plataforma para avaliação daqueles que se cadastrarem como conselheiros”, conta Hágata Andrade.

Hágata Andrade explica que a Ouvidoria do IFMT optou por, inicialmente, realizar a avaliação dos serviços prestados pelo próprio setor, objetivando, desse modo, avaliar o conhecimento dos discentes acerca do papel de uma Ouvidoria pública e, a partir dessa premissa, possibilitar a verificação quanto à necessidade de maior publicidade das atribuições da Ouvidoria/IFMT, assim como avaliar o grau de satisfação com os serviços prestados.

"Buscamos mostrar para os discentes como a opinião deles, assim como dos demais usuários dos serviços públicos é fundamental para que  a sociedade possa contar com serviços cada vez melhores, indo ao encontro das expectativas da população", explicou a assistente de ouvidoria, Hágata.

Os interessados em conhecer sobre o papel dos Conselhos dos Usuários dos Serviços Públicos poderão acessar a plataforma por meio do endereço eletrônico: https://conselhodeusuarios.cgu.gov.br/inicio, assim como o Guia do Conselheiro de Serviços Públicos no endereço https://www.gov.br/ouvidorias/pt-br/ouvidorias/conselhos-de-usuarios

A Ouvidoria do IFMT também se coloca à disposição para mais informações, que poderão ser requeridas por meio do endereço de e-mail: ouvidoria@ifmt.edu.br colocando no campo assunto “Conselho de usuários”.

Sobre os Conselhos de Usuários

Os Conselhos de Usuários dos Serviços Públicos atendem ao disposto no Decreto n° 10.228, de 05 de fevereiro de 2020 e, conforme Art. 24-D, são órgãos de natureza consultiva, aos quais competem: acompanhar e participar da avaliação da qualidade e da efetividade da prestação dos serviços públicos; propor melhorias na prestação dos serviços públicos; contribuir para a definição de diretrizes para o adequado atendimento ao usuário e também acompanhar e auxiliar na avaliação da atuação das ouvidorias do Sistema de Ouvidoria do Poder Executivo federal.