Referência de formação agrícola no estado IFMT São Vicente completa 80 anos

Publicado por: Campus São Vicente / 14 de Abril de 2023 às 05:00

Há 80 anos, através do Decreto nº 5.409 do dia 14 de abril de 1943, era instituído “Aprendizado Agrícola Mato Grosso”, localizado na Serra de São Vicente, no município em Santo Antônio do Rio Abaixo (atualmente Santo Antônio do Leverger).

A maior escola agrícola do Brasil, o IFMT São Vicente, durante sua história, passou por diversas mudanças de nomenclatura, “Aprendizado Agrícola Gustavo Dutra”, “Escola de Iniciação Agrícola Gustavo Dutra”, “Escola Agrícola Gustavo Dutra”, “Escola Agrotécnica Federal de Cuiabá-MT”, “CEFET Cuiabá”, sem alteração da sua atividade-fim, e mantendo suas características e o sucesso das atividades educacionais.

Com o tempo, a instituição se tornou referência de formação agrícola, promovendo maior inclusão social e crescimento econômico local, fornecendo mão de obra qualificada às empresas do Estado.

Inicialmente com capacidade para 200 alunos de nível primário, oito décadas depois, a escola atende em torno de 1.400 alunos (sendo aproximadamente 400 internos), em cursos do ensino médio, superior e pós-graduação, e possui três unidades de ensino: a sede, na Serra de São Vicente, e dois centros de referência, um no município de Campo Verde e outro no município de Jaciara, que atendem estudantes de todo o Vale do Rio São Lourenço.

Nestas oito décadas de história, o IFMT São Vicente já formou em torno de 13 mil profissionais para diversas áreas do setor do agronegócio, de tecnologia e educadores. São estudantes de várias partes de Mato Grosso e também de fora do estado, que buscam na maior escola agrotécnica do Brasil a sua qualificação profissional.

Para celebrar esta data tão especial, as comemorações acontecem durante toda uma semana, de 17 a 21 de abril de 2023.

INSCREVA-SE para participar do Encontro de Ex-alunos, Aposentados e Pensionistas do IFMT São Vicente, clicando aqui. É rápido e gratuito.

Confira a programação:

17 de abril (segunda-feira)
10h - aula inaugural do novo Centro de Referência de Jaciara
19h - Sessão Especial na Assembleia Legislativa de Mato Grosso

18 de abril (terça-feira)
19h - Sessão Solene na Câmara de Vereadores de Jaciara

19 de abril (quarta-feira)
8h - Reunião do Colégio de Dirigentes do IFMT (Codir), na sede
19h - Sessão Solene da Câmara de Vereadores de Campo Verde

20 de abril (quinta-feira)
9h - Encontro de alunos e servidores, e inaugurações, na sede

21 de abril (sexta-feira)