início do conteúdo

Pesquisador da EMBRAPA palestra para estudantes do Campus Confresa

Publicado por: Campus Confresa / 10 de Dezembro de 2019 às 14:39

O pequisador da Embrapa, Flávio Dessaune Tardin, esteve no IFMT Campus Confresa implantando um campo experimental e também palestrando para estudantes do curso de Agronomia.  

Ele iniciou uma parceria com o professor do Campus Confresa Danilo dos Anjos para testar na região dois cultivares de Sorgo desenvolvidos pela Embrapa. "O  Sorgo sacarino, que tem aptidão semelhante à cana, com caule doce, podendo ser usado para produção de álcool e também para silagem e o Sorgo Biomassa que produz muita massa verde e seca por hectare. É uma planta que chega a 5 metros de altura e produz 100 toneladas de matéria verde e 35 toneladas de matéria seca por hectare. É muita massa por sistema.  Estamos as avaliando para a confecção de silagem pelos pecuaristas, para palha nos sistemas de plantio direto e multiplos usos como energia, queima em caldeiras de indústrias e cerâmicas também", explica Tardin. 

A parceria já iniciada há algum tempo rendeu a implantação do campo experimental no qual o pesquisador, corpo docente e discente do curso de Agronomia iniciaram ensaios de competição de híbridos no campo, os quais terão seus comportamentos observados pelos estudantes. Há experimentos semelhantes ao do Campus Confresa nas cidades de Nova Xavantina, Cáceres e Sinop; quatro ambientes distintos com o objetivo de mapear bem o estado. "Por vezes um cultivar que vai bem Sinop, pode não ir bem aqui, então pra gente ter segurança em recomedar para o produtor é preciso testar em várias condições de ambientes diferentes" analiza Tardin. 

Após a implantação do experimento o pesquisador aproveitou então para palestrar sobre a cultura do sorgo, seus múltiplos usos, para grãos, silagem, biomassa, e produção de etanol. 

Robson Xavier, concluinte do oitavo período do curso de Agronomia era um estudante atento da platéia de Flávio Tardin. Segundo ele, a palestra trouxe bastante informação e foi muito enriquecedora: "eu não tinha contato com a cultura do sorgo, só havia lido coisas sem grande aprofundamento, e com o Flávio estando aqui presente eu pude entrar em contato e conhecer um pouco mais a respeito da fenologia e sobre os diferentes tipos de sorgo, bem como sobre competitividade no mercado ", disse. Os estudantes elogiaram muito a presença do pequisador da Embrapa no Campus Confresa, por sua vez Tardim brincou que estava se sentindo um pop-star diante de tantas fotos e tantos estudantes querendo trocar algumas palavras após a palestra. 

 

 

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso

Avenida Sen. Filinto Müller, 953 - Bairro: Quilombo - CEP: 78043-409

Telefone: (65) 3616-4100

Cuiabá/MT