PPGEn e a internacionalização: pesquisadores do IFMT publicam artigo em revista internacional

Publicado por: Campus Várzea Grande / 22 de Dezembro de 2017 às 12:47

O trabalho foi realizado em conjunto com o Grupo de Pesquisa Humanidades e sociedade contemporânea (GPHSC)

Professores e mestrandos do Programa de Pós-graduação Stricto Senso em Ensino UNIC/IFMT (PPGEn) e os pesquisadores do GPHSC tiveram artigo selecionado e publicado na revista Indactio Didáctic (https://revistas.ua.pt/index.php/ID/), um espaço editorial do Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, da Universidade de Aveiro (https://www.ua.pt/), Portugal.

O artigo mostra como a pesquisa qualitativa tem validade em termos científicos e é usual na educação. A partir de referenciais teóricos das ciências humanas, o texto mostra a diversidade de métodos e procedimentos de pesquisa que observam a realidade em termos qualitativos. O GPHSC é descrito no artigo como um grupo de pesquisa transdisciplinar, onde pesquisadores de várias áreas do conhecimento procuram entender a sociedade atual e os dilemas enfrentados pela mesma a partir de várias óticas, com aporte teórico-metodológicos diferentes. Com isso, temos soluções diferentes aos problemas levantados, que permitem posicionamentos diversos, inclusivos e complementares.

Para o mestrando Jair Aniceto de Souza, um dos autores do artigo, servidor do IFMT São Vicente e pesquisador do grupo, "publicar é o objetivo de todo pesquisador e é o que justifica a existência de qualquer grupo de pesquisa". "Se um grupo de pesquisa (ou mesmo o pesquisador isolado) não publica os resultados de suas investigações, é como se ele não existisse para a comunidade científica. Daí que é muito importante para o GPHSC-IFMT que os resultados de seus trabalhos sejam publicados", explicou.

No caso da publicação na revista internacional Indagatio Didactica, segundo Jair, "ela representa um momento de projeção do Grupo e, na medida em que esse Grupo vai se fortalecendo e consolidando, também vai adquirindo uma maior visibilidade acadêmica e também o Instituto vai adquirindo maior projeção e visibilidade, tornando-se uma referência na pesquisa acadêmica".

Segundo a professora do programa e uma das fundadoras do grupo de pesquisa, Drª Raquel Mota, "Vale ressaltar que a publicação de um artigo científico em uma revista internacional, cumpre as prerrogativas da CAPES para com os programas de pós-graduação Stricto Sensu e grupos de pesquisa em termos de internacionalização. No Brasil, a publicação científica tem se intensificado, no entanto, a qualidade das publicações não tem acompanhado o aumento; ao publicar fora do país os critérios de exigência são maiores, o que torna o artigo e os resultados da pesquisa em si mais consistentes".

A revista contém nove artigos que abordam a temática “Investigação Qualitativa e Educação”, textos previamente apresentados no 6º Congresso Ibero-Americano de Investigação Qualitativa (CIAIQ 2017), realizado em julho em Salamanca/ES, selecionados como as melhores produções acerca da temática proposta e, após isso, ampliado para publicação. Segundo a Drª Raquel Mota, "este é o primeiro artigo que cita uma visão global de todas as pesquisas do grupo e vale a pena a leitura": https://revistas.ua.pt/index.php/ID/article/view/6056.

Notícia corrigida dia 26/12/2017 - 08h26