Professor do Campus Cuiabá Octayde inova com Metodologias Ativas nas aulas de empreendedorismo e administração

Publicado por: Campus Cuiabá / 2 de Junho de 2022 às 07:00

O professor Arthur Farias está aplicando com sucesso as Metodologias Ativas em suas aulas das disciplinas de Administração e Empreendedorismo para os alunos dos cursos de Técnico em Eventos e Técnico em Secretariado do Departamento de Gestão e Hospitalidade do Campus Cuiabá Octayde Jorge da Silva.

Arthur é professor desde 2013, formou-se em Administração, fez especialização em Planejamento Estratégico e Marketing e mestrado em Administração. “As Metodologias Ativas são práticas focadas na liberdade e autonomia dos alunos com o objetivo de fazer com que eles aprendam a tomar decisões por conta própria”, afirmou Artur.

Arthur destaca que na prática o método funciona com envolvimento grande dos alunos. “Nós discutimos alguns temas da disciplina, como planejamento, responsabilidade e criatividade. Daí em grupos eles preparam encontros semanais dos mais variados temas, como dia caça ao tesouro, competições, dia de skincare e aulas temáticas. Depois disso eu peço que eles desenvolvam as aulas que eles gostariam de ter”, explica

Um dos exemplos práticos foi a organização de uma Festa Junina pelos alunos do curso de Técnico em Eventos. “Eles desenvolveram a decoração, as comidas, músicas e dinâmicas, a recepção dos alunos, a gestão das atividades, o planejamento, o controle do tempo, tudo, inclusive a ideia e a forma de implementação foi dos alunos. Assim eles vivenciaram boa parte do conteúdo da disciplina”, salienta.