Professor do IFMT – Campus Alta Floresta publicou artigo científico na Revista Espaço Crítico do IFG

Publicado por: Reitoria / 13 de Agosto de 2021 às 08:22

O professor do IFMT – Campus Alta Floresta de Língua Espanhola, Cristian Javier Lopez, publicou o artigo científico “Ensino-Aprendizagem de Língua Espanhola em Tempos de Pandemia: Abordagem e Reflexões”, na Revista Espaço Crítico – Dossiê Temático, ano 2, volume 2, e número 2, do Instituto Federal de Goiás.

Segundo o artigo científico do professor de Língua Espanhola, os condicionamentos que a pandemia impôs no cenário educativo demandaram dos docentes, discentes e das instituições uma abordagem às suas tarefas desde uma nova perspectiva em todos os ramos do conhecimento.

O artigo reflete sobre a prática do ensino de língua espanhola no IFMT, campus Alta Floresta. O docente realizou considerações sobre o processo de ensino de língua espanhola no cenário atual, baseado nas práticas efetivadas na instituição.

Nesse sentido, o ensino remoto possibilitou uma democratização do conhecimento e trouxe, paradoxalmente, a consciência da problemática de falta de acessibilidade de muitos a esse tipo de ensino. Outros pontos abordados no artigo, foi a questão dos estudantes que tiveram que procurar alternativas para ajudar na economia familiar, ocupando, desse modo, muito do seu tempo de estudos com essa nova atividade

Por outro lado, como segundo ponto, deve-se ter em conta, também, que o atual contexto sociocultural e político tem criado distintos problemas para cada uma das famílias da comunidade escolar, relacionados à saúde, à vulnerabilidade econômica, ao estresse e tensão, entre outros.

E, junto aos dois anteriores, no terceiro ponto, destaca-se um dos grandes problemas que se tem enfrentado: o fato de que a formação dos professores, em atuação no momento, não contemplou, de forma concreta e relevante, a aplicação de TICs no processo de Ensino.

Isso faz com que toda uma geração não nascida na era tecnológica precise apropriar-se de ferramentas e de conhecimentos vários em pouquíssimo tempo e de forma autodidata, pois houve, em todas as instâncias, exigências de cumprimento das atividades pelas vias tecnológicas. Tal situação fragiliza as mais diversas tentativas de soluções rápidas empregadas à educação atual.

Ressaltamos que o artigo, discute-se o processo de ensino-aprendizagem de língua espanhola no contexto da pandemia, com base em uma proposta aplicada em turmas do Instituto Federal de Mato Grosso-Alta Floresta, dos cursos Técnicos em Administração e em Agropecuária. Mostra-se uma possível abordagem ao conteúdo da disciplina e se reflete sobre os acertos e as falhas durante a sua aplicação. As ideias expostas neste texto seguem os pressupostos de Espinet (1999), Gargalho (1999), Oliveras (2000), entre outros.