início do conteúdo

Professor do IFMT – Campus Avançado Diamantino participa de treinamento de aeronaves remotamente pilotadas na agricultura

Publicado por: Campus Avançado de Diamantino / 3 de Agosto de 2021 às 09:16

Foto: Reprodução / Fernando Brandão

Entre os dias 26 e 29 de Julho, o professor doutor e coordenador do curso de Agricultura do IFMT – Campus Avançado Diamantino, Fernando João Bispo Brandão participou do treinamento de uso de aeronaves remotamente pilotadas na agricultura no município de São Carlos - SP, através de sua Startup FM AGRO. A startup foi incubada pela Núcleo Dinâmica, de Barra do Garças, da Ativa Incubadora do IFMT. O treinamento faz parte da aquisição de uma aeronave ARATOR 5C, que foi adquirida com apoio do programa de criação de empreendimentos inovadores Centelha MT.

A FM Agro é incubada pela ATIVA – Incubadora de Empresas do IFMT e presta serviços agrícolas de topografia e monitoramento de lavoura com o uso de sensores multiespectrais. A aeronave Arator 5C é capaz de realizar aerofotogrametria em grandes áreas, com isso é possível realizar a delimitação de curvas de nível, localização de falhas no plantio, identificação de ataque por pragas e doenças, deficiência nutricional entre outros, sendo possível gerar arquivos Shapefile que podem ser inseridos em máquinas agrícolas para realizar a aplicação de insumos agrícolas em taxa variável.   

“A experiência foi bastante proveitosa, foi possível conhecer o ramo da aviação e suas contribuições para agricultura e topografia, além de poder aplicar o papel da inovação na geração de novas empresas” destacou o professor Fernando João Bispo Brandão e ainda acrescenta “A expectativa da empresa é de atender produtores rurais do Mato Grosso e atuar junto com consultores agronômicos e de georreferenciamento de imóveis rurais”.

A iniciativa do Centelha MT é promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), e Fundação CERTI e, no Mato Grosso, é executada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (FAPEMAT).

 

Fonte: Anna Clara Capistrano - ASCOM IFMT-DMT

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso

Avenida Sen. Filinto Müller, 953 - Bairro: Quilombo - CEP: 78043-409

Telefone: (65) 3616-4100

Cuiabá/MT