Professor do IFMT-Campus Barra do Garças participará de live sobre apicultura, promovida pelo Projeto de Cooperação Acadêmica - PROCAD/ Amazônia

Publicado por: Campus Barra do Garças / 2 de Março de 2021 às 08:57

O professor do IFMT-Campus Barra do Garças, Felipe Deodato participará no dia 3 de março (quarta-feira), às 16 horas,  de uma live sobre apicultura, com o tema: “Nectar da Amazônica: O papel das abelhas para a segurança alimentar”. A live também contará com a participação de mais três pesquisadores da área, que vão abordar questões como a criação de abelhas, polinização e produção de mel.

A palestra do professor Felipe será sobre polinização agrícola e terá como título “A polinização enquanto uma ponte entre a conservação da natureza e a produção de alimentos”. “A polinização é um importante serviço ecossistêmico que beneficia grande parte das culturas agrícolas ao redor do mundo. Esse serviço pode ser suplementado pelo manejo de abelhas, especialmente por espécies nativas. Por isso, inserir a polinização nas estratégias de manejo pode ser uma alternativa para que a produção de alimentos seja mais sustentável por conservar os ecossistemas locais enquanto potencializa a produção agrícola. Durante a Live, irei buscar apresentar informações da literatura destacando como os polinizadores são importantes para a produção agrícola, principalmente daquelas espécies nativas que são a base da alimentação da população local” explica o professor Felipe.

A live é realizada pelo Projeto de Cooperação Acadêmica - PROCAD/Amazônia, financiado pela Capes e promove parcerias institucionais de programas de pós-graduação no intuito de fortalecer vínculos, capacitar e produzir pesquisa de alto nível na região amazônica. O projeto envolve três universidades: a Federal de Amapá- UNIFAP, (programa de pós-graduação em ciências ambientais), Universidade Federal de Roraima - UFRR (programa de pós-graduação em recursos naturais) e a Universidade de Brasília (programa de pós-graduação em desenvolvimento sustentável). É organizada pelo professor Renato Hilario da UNIFAP (que será o moderador) e pela professora Doris Sayago (coordenadora pelo CDS). O projeto já promoveu uma live sobre morcegos e no final de março haverá uma sobre recursos hídricos. Os convidados são professores, pesquisadores ou egressos dos programas com destaque nas suas pesquisas, como no caso do professor Felipe Deodato que já apresenta trabalhos com polinização agrícola, algumas pesquisas em andamento, artigos já publicados e a uma tese que trata sobre o tema.