início do conteúdo

Professor do IFMT Campus Cuiabá Octayde lança livro sobre a grande guerra que envolveu o Brasil, Paraguai e a Bolívia

Publicado por: Campus Cuiabá / 18 de Agosto de 2021 às 18:58

Professor do IFMT Campus Cuiabá Octayde lança livro sobre a grande guerra que envolveu o Brasil, Paraguai e a Bolívia

O Professor de História do Campus Cuiabá, Coronel Octayde Jorge da Silva, Leonam Lauro Nunes da Silva, lançou em março deste ano um livro que aborda o protagonismo da Bolívia na Guerra com o Paraguai, ocorrida entre 1864-1870, o maior evento bélico já ocorrido na América do Sul, responsável por sequelas que, ainda hoje, impactam os países envolvidos em especial o Paraguai que sofreu com perdas humanas e materiais significativas.

O livro apresenta, em especial, a relação cultural e econômica estabelecida entre as cidades de Corumbá, que fica às margens do rio Paraguai, no sul de Mato Grosso do Sul, e a cidade boliviana de Santo Corazón, no oriente boliviano.

“A vereda foi a responsável por alimentar ao longo de, aproximadamente, três anos o comércio das populações do oriente boliviano com o contingente militar paraguaio estacionado na localidade portuária, bem como estimulou a circulação de ideias e o encontro de culturas, só possíveis a partir da deflagração da “Guerra Grande”, escreve o autor.

Leonam sintetiza assim seu trabalho: “Interessado em desvendar aspectos da Guerra com o Paraguai (1864-1870) pouco explorados pela historiografia, iniciei uma caminhada que me levou à região da tríplice fronteira (Brasil, Paraguai e Bolívia), lugar e não lugar, espaço de encontros e desencontros.

Segundo Leonam, a Bolívia não fora mera expectadora das cenas que se desenrolaram no teatro da guerra. “Suas ações não só influíram no transcurso do conflito, como ajudaram a compor um quadro sobre o qual deveriam se debruçar agentes contemporâneos em discussões acerca do relacionamento entre os países”, finaliza

O livro pode ser encontrado no site da editora Aprris, na Amazon   e na versão e-book.

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso

Avenida Sen. Filinto Müller, 953 - Bairro: Quilombo - CEP: 78043-409

Telefone: (65) 3616-4100

Cuiabá/MT