Projeto de inovação tecnológica do IFMT é campeão no Programa de Pré-aceleração Start&Up SEBRAE 2023

Publicado por: Reitoria / 21 de Dezembro de 2023 às 09:43

A startup ForestCloud foi eleita a melhor startup de MT na edição 2023 do Programa de Pré-aceleração Start&Up SEBRAE. A premiação foi realizada no último dia 14 na sede do SEBRAE MT.  A startup ForestCloud é fruto de editais de inovação da Agência de Inovação Tecnológica (AIT) da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PROPES) do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT).

O objetivo do Programa Start&Up SEBRAE, que durou seis meses, foi transformar projetos e negócios em fase inicial de operação em modelos de negócios inovadores e sustentáveis, por meio de uma metodologia de capacitação imersiva.

Ao todo dez equipes com melhor desempenho ao longo do Programa apresentaram suas startups para potenciais investidores em evento final no formato de Demo Day. O Programa foi composto por atividades presenciais na cidade de Cuiabá, MT, e remotas conectado às mais recentes metodologias de desenvolvimento de negócios tecnológicos e de alto impacto no mundo.

"Esse prêmio demostra a força do IFMT em converter projetos de inovação em novos modelos de negócios. Não se trata só da premiação, mas sim do reconhecimento de que o IFMT está no caminho certo ao preparar os nossos estudantes para um mundo do trabalho em completa transformação e cada vez mais tecnológico.", destacou o professor Alexandre dos Santos do IFMT Campus Cáceres, coordenador do projeto ForestCloud.

Além da campeã ser do IFMT a startup Mercado da Vaca, que foi a 3ª colocada no Programa, conta com a participação do egresso do curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas Integrado ao Ensino Médio do IFMT Campus Cáceres, João Pedro Alves Souza Pereira,

A ForestCloud como startup campeã recebeu como premiação duas viagens com todas as despesas pagas para participação no Startup Summit 2024 nos dias 14 a 16 de agosto de 2024 na cidade de Florianópolis, SC, além de um ano de estadia gratuita da startup no Instituto Agrihub em Cuiabá, MT.

O Start&UP foi um Programa co-realizado pelo SEBRAE/MT, SENAI/DR-MT e AGRIHUB que visou a Pré-Aceleração de Startups e a capacitação de empreendedores, para colocarem suas ideias de negócios inovadores no mercado de forma rápida e consistente.

A pré-aceleração funciona como uma “academia da inovação”, proporcionando networking com os mentores capacitados, experientes e reconhecidos nacionalmente para contribuir com o desenvolvimento das startups. As incubadoras Ativa do IFMT e a Aginov da UNEMAT participaram como parceiros estratégicos do Programa.